A rentabilidade dos Fundos Imobiliários (FIIs)

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) são fundos destinados ao mercado imobiliário. O modelo de investimento no ramo imobiliário no Brasil é feito basicamente através da construção de casas e salas comerciais para aluguel ou venda, porém existe outra maneira de aplicar seu dinheiro, o Fundo de Investimento Imobiliário. Através da compra e venda de cotas de FIIs, os investidores podem comprar cotas de casas prontas ou a serem construídas, salas comerciais, apartamentos e até mesmo adquirir outros títulos e ações de empresas no setor mobiliário. A seguir veremos como funcionam os FIIs e a sua rentabilidade.

Por que investir no FIIs?

Investir no Fundo de Investimento Imobiliário traz diversas vantagens.  Dentre elas estão a facilidade de participação em lucros das receitas advindos do mercado imobiliário sem ter que comprar um imóvel físico, a valorização dos imóveis possibilita que a valorização das cotas sejam ampliados e o melhor, sem ter que se preocupar com as questões administrativas relacionadas a pagamento de funcionários, manutenção do imóvel e até mesmo de alguns impostos que seriam pagos pelo proprietário do imóvel.

            Quanto à rentabilidade, diversos fatores podem influenciar os lucros obtidos por quem decide investir nos FIIs. A situação econômica do setor imobiliário, localização dos imóveis e valor das cotas e o patrimônio total do imóvel.

A situação econômica do setor imobiliário pode variar muito ao decorrer do tempo. Por exemplo, em 2015 o Brasil passou por uma grave crise financeira que afetou o setor imobiliário, reduzindo o valor e liquidez de casas e apartamentos, causando efeitos que duram até hoje. Por outro lado, se o país ou até mesmo uma região da cidade estiver durante crescimento econômico, os imóveis tendem a serem valorizados e os preços voltam ao normal e, às vezes, ultrapassam o valor original do mesmo.

Outro fator bastante significativo é a localização dos imóveis. Casas, apartamentos e lojas em regiões nobres da cidade tendem a serem valorizadas mais facilmente. Portanto apostar em investir e adquirir cotas de imóveis em uma boa localização pode significar aumento do patrimônio e, consequentemente aumento dos seus lucros. Se o investidor preferir, ele pode investir também em prédios comerciais e residenciais que geram renda através de aluguéis.  Porém, em algumas ocasiões os apartamentos ou casas tendem a precisam de manutenção constante e a casual falta de inquilinos. Esses dois fatores são responsáveis por reduzir o valor do rendimento total dos imóveis que dependem de aluguel.

Se o mercado imobiliário pode sofrer flutuações inesperadas, qual é a diferença entre investir em imóveis físicos e investir em ações e títulos do mesmo mercado? Ora, a venda de casas, apartamentos e terrenos podem parecer mais estável, afinal independente da crise financeira do país, você pode reter o seu imóvel. Porém, dificilmente receberemos propostas de acordo com o que desejamos na venda, resultando na escolha entre vender por um valor mais baixo ou não vender, muitas vezes congelando seu patrimônio. Por outro lado, mesmo durante uma crise no setor imobiliário, as cotas adquiridas em investimentos diversificados ainda apresentam rendimentos, pois os investidores geralmente investem em imóveis no setor comercial e residencial, evitando prejuízos imediatos durante as crises nos setores.

 Outra vantagem de se investir em FIIs é que a venda de ações é muito mais simples e rápida do que a venda e imóveis físicos. A venda de casas e apartamentos exige a contratação de um corretor de imóveis, pagamento de impostos, de anúncios bem localizados e visitas ao cartório, fatores que demandam muito tempo, enquanto a venda de títulos e ações pode ser feita pela internet ou por telefone sendo tributada a taxa de corretagem exigida pela corretora.

Assim como no mercado de ações de empresas, o Fundo de Investimento Imobiliário permite que os investidores vendam as suas cotas de imóveis a qualquer momento, caso haja a necessidade dinheiro rápido por parte do investidor.

Mas fique atento!

Ao escolher investir no Fundo de Investimentos Imobiliários, o investidor deve atentar-se a alguns fatores: os valores das cotas. Como determinar se vale a pena investir ou não em determinado imóvel? Primeiramente, não devemos nos basear apenas no conceito de barato e caro, afinal imóveis famosos como shopping centers geralmente representam lucro, portanto a venda das cotas para este tipo de imóvel é feita de maneira rápida e com preços um pouco mais elevados.

 Por outro lado, se as cotas de um condomínio em construção em uma parte desprivilegiada da cidade estiverem baratas, pode significar que o investimento nesse imóvel não é uma boa ideia. Para determinamos com certeza se é válido investir ou não em determinada cota, devemos calcular a porcentagem entre o calor da cota e o valor obtido com os rendimentos daquele imóvel por cota. Por exemplo, se o investidor adquiriu uma cota de um imóvel no valor de 200 reais e o rendimento mensal daquele imóvel foi estabelecido como sendo 2 reais por cota, o resultado da divisão entre o valor pago e o rendimento é de 1%. Segundo os especialistas, ao realizar esse cálculo simples, se valor estiver entre 0,7 e 1% significa que pode ser um investimento válido.

 

 

Conclusão

Portanto, o investimento em FIIs pode ser vantajoso para quem deseja investir no ramo imobiliário, desde que se atente em relação às flutuações e que diversificada que sua carteira de investimentos para evitar prejuízos.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11