A economia para a Bolsa de Valores

Alguma vez você já se pegou pensando em como a bolsa de valores movimenta a economia? Quais os fatores econômicos que afetam a bolsa de valores? Como acontecem as oscilações nos preços? Para te dar uma força, montamos aqui uma espécie de resumo de como acontece essas influências especialmente para você. No nosso post você vai tirar as suas principais dúvidas e aprender com dicas valiosas que pode vir a se tornar um investidor de sucesso das maiores empresas do Brasil e aumentar o seu patrimônio de forma segura.

 

Bolsa de valores como fonte de renda

Ao comprar ações na bolsa de valores, o acionário está fazendo um tipo de investimento. Sendo assim, antes de concretizar a compra em ações, os investidores fazem análises e estudos acerca da possibilidade da valorização econômica que elas podem ter. Feito isso, poderão, no futuro, vende-las por preços mais altos do que o que foram compradas.

Como a bolsa de valores e a economia realmente funcionam

Para muitas pessoas, a bolsa de valores muitas vezes pode parecer um bicho de sete cabeças, uma operação muito complicada de se fazer, além de arriscada. Mas além disso tudo ser um mito, esse tipo de negociação não funciona da forma que a maioria imagina.  Uma das crenças mais comuns entre os leigos é a de que em situações nas quais a economia está em ascensão a bolsa de valores estará em alta como consequência. Para começar a esclarecer essa confusão, primeiro saiba que a ordem dos acontecimentos das coisas é: a economia melhora, o que faz com que as empresas ganhem mais dinheiro, resultando no aumento do preço das suas ações por conta da valorização da própria empresa no mercado acionário. 

Em contrapartida, quando ocorre queda na bolsa de valores, isso logo sinaliza para os investidores a perda de confiança na empresa, o que acaba refletindo nos gastos feitos pelos consumidores nessas mesmas empresas. Nesse caso, podemos dizer que a inflação é a principal vilã e que por conta dessa variação, ocorre uma queda nos lucros das empresas, ao mesmo tempo que gera aumento nas taxas de desemprego do país. 

Além disso, para que os salários continuem constantes, é necessário que os bens sejam produzidos a uma taxa maior do que quando comparado a taxa criação de dinheiro, com oferta monetária constante, pois dessa forma os preços irão cair.  Porém, existem ocasiões onde a criação de dinheiro pode estar sendo mais rápida em comparação com a criação de bens, acarretando na redução nos preços da mesma forma, haja vista que os salários sofrem aumentos de forma mais rápida que os preços, de forma geral. Assim, em ambas as situações a produtividade e a produção estão aumentando e o resultado disso é o barateamento, em termos reais dos bens.

Então, de qualquer forma, uma economia fraca é sinônimo de queda nas receitas para e redução nos ganhos futuros dos investimentos em relação ao planejamento feito, que por sua vez causa a queda no preço das ações na bolsa de valores.

O que é importante saber sobre o indicado investimento a Longo prazo?

É importante saber que o longo prazo não significa necessariamente muito tempo, mas sim a quantidade de tempo suficiente para ter um bom crescimento de capital. O longo prazo, dentro da economia, é um termo utilizado em situações quando o período de tempo a ser aplicado for de pelo menos 2 anos, ou mais para resgatar o montante. Os especialistas afirmam que em períodos de tempo mais longos, as chances de obter lucros significativos é muito maior, por isso, investimentos a longo prazo são os mais indicados, justamente por serem os mais seguros e rentáveis, especialmente quando se fala na modalidade de reinvestimento em dividendos de ações.

 

Por que as bolsas de valores podem subir constantemente quando se fala em longo prazo?

As bolsas de valores representam um tipo de investimento que sofre bastante oscilação e, por conta disso, podem tanto subir quanto cair em grandes percentuais por muitos motivos diferentes. Em ocasiões nas quais a grande parte dos investidores veem como uma boa oportunidade para investir na compra de ações, acontece um aumento na demanda por esses investimentos.  Como as ações obedecem, de certa forma, a lei da oferta e procura, quanto mais interessados na compra tiver, mais cara elas se tornarão. Com a valorização dos preços das ações, as bolsas de valores aumentam suas pontuações.

 

Conclusão

Como você pôde ver ao longo do nosso post, a economia é a base para o mercado de ações na bolsa de valores. Para que uma economia seja considerada com economia em progresso, ela depende que mais bens estejam sendo produzidos com o passar do longo do tempo.  Tentamos te explicar de maneira bastante simples que a medida que os bens são produzidos com taxas maiores que as de criação de dinheiro, a consequência é a queda dos preços. Esperamos que você tenha compreendido e que utilize as nossas orientações para conduzir as suas finanças.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11