Checklist do que fazer antes de começar a investir em ações

Quando pensamos em investimentos, lembramos logo de filmes onde os personagens investem um pouco deo seu dinheiro e, em poucas semanas, eles estão milionários. Apesar de essa representação ser possível, existem diversos fatores aos quais você deve estar atento antes de decidir investir seu dinheiro no mercado de ações. Faz-se indispensável um planejamento voltado para os riscos e das taxas envolvidas tanto na compra quanto na venda de ações. Segue abaixo um check-list do que fazer antes de começar a investir em ações de empresas.

Tenha claro em sua mente as metas

Antes de tudo você deve traçar os seus objetivos em investir. Alguns investidores participam desse mercado porque querem comprar uma casa nova, morar no exterior ou atém mesmo guardar todo o lucro em poupança para eventuais necessidades futuras. Definido o objetivo, agora você deve estipular o valor necessário para atingir o seu objetivo. Ao definir o valor, agora o próximo passo é calcular o tempo no qual a quantia que você investiu poderá ficar aplicada. Existem investimentos em longo prazo, em médio e em curto prazo, cada um com suas peculiaridades, lucros e riscos.

 

Analise os riscos

Agora vem a parte mais importante, porém muitas vezes negligenciada por quem quer começar a investir no mercado de ações: os temidos riscos. O mercado de ações flutua constantemente. Uma ação pode custar determinado valor pela manhã e triplicar pela tarde, voltando ao normal ou até mesmo caindo de preço durante a noite. Perceba que a rentabilidade vai variar muito e, consequentemente os riscos e as taxas também irão. É claro que quanto maior o risco, maior será a rentabilidade, porém se você não deseja correr tantos riscos, existem maneiras de investir com baixo risco em aplicações mais seguras, entretanto com uma rentabilidade menor. Para exemplificar, a empresa na qual você comprou ações acaba de passar por uma crise, o que vai reduzir o valor da mesma, porém a mesma empresa pode crescer assim que você comprou ações, expandindo valor da empresa e consequentemente o seu lucro. Os especialistas recomendam que você não invista todo o seu dinheiro em uma única empresa. Diversifique a sua carteira de investimentos alternando os ramos de empresas, os países de origem das mesmas e comprando ações de pelo menos algumas empresas, reduzindo assim o risco de perder todo o seu investimento de uma só vez, dessa forma mitigando possíveis prejuízos devastadores.

 

O papel da corretora

A fim de evitar dúvidas e complicações futuras, é aconselhável para aqueles que desejam ingressar no mercado de ações que busque o aconselhamento da assessoria financeira das corretoras de investimento, pois os profissionais qualificados na área financeira sempre têm excelentes dicas de investimento, as melhores taxas, como escolher entre os riscos e rentabilidade, além de previsões de flutuação do mercado de ações. Corretoras de valores geralmente oferecem taxas atrativas aos seus clientes, por isso os valores das taxas podem variar de acordo coma corretora escolhida, tornando imprescindível uma boa pesquisa por entre as corretoras para encontra a que te ofereça maiores vantagens.
Após escolher a sua corretora de valores de confiança, você deve decidir as empresas que irão compor sua carteira de investimentos. Os especialistas aconselham adquirir ações de empresas conhecidas no mercado, pois elas detêm mais liquidez e, consequentemente uma segurança maior já que as chances dessas empresas irem à falência inesperadamente são mínimas.

Decida como operar

Definidos os passos anteriores, agora vem a necessidade de decidir entre os sistemas de compra de ações. Você pode escolher entre Home Broker ou Mesa de Operações. Esses métodos devem ser escolhidos a partir do tempo a ser dedicado e do conhecimento sobre estratégias do mercado do investidor.

O sistema Home Broker (corretor em domicílio, em inglês) é ofertado pelas corretoras de valores. Com ele você pode comprar e vender ações no conforto do seu lar. Esse sistema é o mais barato e fácil, pois permite que você aja individualmente, para que você use seu tempo para escolher com calma, além disso, o sistema permite que você envie as ordens de compra e venda de ações através da própria instituição, evitando que você tenha que se comunicar pessoalmente com os profissionais da corretora.

A Mesa de Operações geralmente apresenta preços mais elevados se comparados ao modelo citado anteriormente, pois oferece maior aconselhamento por parte da corretora, pois as ordens de compra e venda são dadas pessoalmente aos operadores da corretora. Ao optar pela Mesa de Operações, o investidor está em contato direto com operadores qualificados que podem opinar e aconselhar compras e vendas nos momentos oportunos e estratégias do mercado, possibilitando um maior entendimento e experiência aos investidores.

Conclusão

Portanto, aprender estratégias do mercado de ações é imprescindível porque possibilita conhecer, analisar e prever os riscos e a rentabilidade, possibilitando uma carteira de investimentos variada e uma margem de lucros atrativa. Agora que você conheceu o básico para investir n mercado de ações, que tal garantir lucros investindo em algumas empresas?

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11