Quando Comprar ou Vender uma Ação ou um FII

Quando Comprar e Quando Vender

Quando Comprar ou Vender uma Ação ou um FII (Fundo de Investimentos Imobiliários)

Qual o melhor momento para comprar ou vender ?

Tenho certeza que todos os brasileiros que começam a investir na Bolsa de Valores, ficam nesta dúvida e se perguntam sempre sobre estas questões. 

A final de contas, o “momento” é algo sempre imprevisível, especialmente quando tratamos de um mercado de Renda Variável.

Quando Comprar e Quando Vender
Quando Comprar e Quando Vender

Para responder a estas questões, temos que começar a utilizar nossa própria Consciência e percepção, nossa Capacidade de Análise. E vamos reconhecer, antes de identificar o MELHOR MOMENTO, que definitivamente o PIOR momento é aquele onde agimos sem saber o que estamos fazendo, ou seja, agimos sem estarmos baseados em CRITÉRIOS de escolha.

Quando aprendemos a identificar o pior momento para agirmos, então, iniciamos um processo pró-ativo de aprendizagem, o que culminará, ou seja, o que nos levará a uma condição final de Mestres de nossas próprias decisões.

Assim sendo, a primeira coisa que devemos fazer, é PARARMOS DE ERRAR. Isso mesmo, deixar de cometer erros no processo de compra e venda.

Devemos alinhar nossos objetivos a um aspecto importante, nos perguntando:

O quê queremos com este tipo de Investimento ? O quê nós REALMENTE queremos quando compramos uma Ação ou um Fundo Imobiliário, um FII ?

Tenho certeza que esta segunda atitude, ou seja, depois de você controlar o impulso de agir “sem saber o que está fazendo”, parar de errar, ao se perguntar o que realmente quer, você terá uma segunda pista importantíssima. Um mapa do caminho que te trará a resposta de QUANDO COMPRAR E QUANDO VENDER. O Melhor Momento para estas decisões.

Chegamos então no ápice do processo. Você já sabe dois elementos estruturais de qualquer investidor:

1) Não cometer erros na escolha, saber o que está fazendo, usar critérios planificados para escolher seus ativos, O QUÊ comprar e O QUÊ vender, conforme o segundo ponto a seguir:
2) Sabe o seu OBJETIVO claramente, além de saber O QUÊ, sabe agora o PARA QUÊ você quer.

A partir de agora é apenas uma questão de critérios.

Assista o vídeo abaixo sobre o MELHOR MOMENTO de comprar, quando o teu objetivo é VIVER DE RENDA.

Observe que neste vídeo acima, eu deixo claro uma questão chave. Se teu OBJETIVO É Viver de Renda. Não há “melhor momento”,,, o “melhor momento” para comprar é SEMPRE o Agora. A final de contas, o “ontem” não nos pertence mais, e o “amanhã”, não nos pertence ainda. Só temos em nosso poder o AGORA e é exatamente agora que você precisa decidir entre o quando Comprar e entre o quando Vender.

Compreenda que Ações e Fiis são ativos geradores de renda quando tratados de forma DEFENSIVA, seguindo as características a seguir:

a) Ativos geradores de RENDA PASSIVA (PROVENTOS, ALUGUÉIS)

b) Foco no Longo Prazo (Aplicações acima de 5 anos)

c) Perfil Societário (Sócio Capitalistas, isto é, você se associa comprando Ações ou Cotas e permanece com estes papéis enquanto forem sólidos e consistentes)

 

SOLIDEZ E CONSISTÊNCIA

A Solidez e a Consistência dos Ativos são as chaves para a decisão de quando comprar e quando vender. Se você compreendeu o artigo até aqui. Vai concordar comigo que qualquer investidor consistente, não quer em sua carteira um Ativo que vá lhe trazer dor de cabeça, prejuízos ou “falta de renda passiva“.

Nosso objetivo claro e cristalino, é GANHAR DINHEIRO, e não ostentarmos posições nesta ou naquela organização. Somos Investidores Capitalistas e queremos RENDA. Este é o ponto chave e não há discussão sobre estes aspectos. Qualquer outra modalidade de Investimentos, desde a renda fixa até as modalidades de especulação alavancada (Traders) possuem de forma visceral exatamente o MESMO OBJETIVO. Em outras palavras GANHAR DINHEIRO.

Quando este objetivo se dissolve, qualquer investimento PERDE O SENTIDO miseravelmente.

Portando, o Momento de Vender será estabelecido na identificação da PERDA da Solidez e da

Quando Comprar e Quando Vender
Quando Comprar e Quando Vender

Consistência de um papel, frente ao objetivo de geração de renda. Em palavras mais simples, se o papel, DEIXAR DE TE DAR DINHEIRO, você simplesmente se desfaz do mesmo.

Você ganha dinheiro  sempre em 2 FRENTES:

a) CRESCIMENTO NO PREÇO/VALOR

b) CRESCIMENTO DOS PROVENTOS (RENDA PASSIVA)

Com a somatória de a e b, chegamos a um denominador comum aqui. Se a sociedade está beneficiando este investidor e ele percebe o potencial de longo prazo desta sociedade ele mantém (Hold). Caso esta sociedade não traz mais benefícios a este investidor, se ele percebe a perda de potencial (perda de solidez e consistência) ele se desfaz (Vende- Sell).

Digamos que ele resolveu se desfazer da empresa X ou Y porque a mesma teve prejuízos explícitos, parou de pagar proventos, teve problemas de governança etc.. e este investidor identificou que esta sociedade já não é e nem será benéfica para o mesmo. Então ele VENDE e realoca os valores desta venda em alguma outra empresa ou empreendimento, Ações ou FIIs que por sua vez, atendam seus critérios de solidez e consistência.

Assistam ao vídeo abaixo, sobre QUANDO VENDER um papel:

Observem que fica claro o momento de venda, no entanto um elemento crucial precisa ser alertado aqui.:

A maioria dos brasileiros não conseguiram ainda separar a razão da emoção em relação aos seus investimentos ou ao dinheiro em geral. Muitos cometem o erro de agir emocionalmente frente a estas questões, isto é, quando percebem que um tipo de investimentos, ou quando uma modalidade, NÃO ESTÁ SENDO BENÉFICA, para este investidor, se sente ressentido e paralisado, não sabe o que fazer, tem medo de vender, se desfazer do ativo, ou vice-versa, tem medo de comprar uma ótima oportunidade por não conhecê-la ou não saber analisá-la.

Por esta razão, eu criei um sistema completo de ENSINO-APRENDIZAGEM que inicia com meus artigos e vídeos e culmina em um curso didaticamente preparado para te levar do ZERO ao AVANÇADO.

Quero te convidar para clicar nos links abaixo e conhecer meus dois cursos principais. O Viver de Ações Oficial e o Renda Permanente com Fundos Imobiliários.

Conheça o Método Viver de Ações Oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=lauyJDOp1T4

Conheça o curso Renda Permanente com Fundos Imobililários:
https://www.youtube.com/watch?v=YpOKa9ceT4s

Muitos me escrevem perguntando também, qual é a CORRETORA DE VALORES que eu indico aos meus alunos. Atualmente tenho um “PLANO DE VANTAGENS” em parceria com a corretora que considero ser a melhor do Brasil. Assista a exposição abaixo e siga as instruções para fazer parte do meu pacote de vantagens.:
https://www.youtube.com/watch?v=vfvJdFSlNNI

Um abraço,
Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com
➤ Inscreva-se no Blog e em todos os meus canais!!!
Compartilhe com seus amigos, nos grupos e redes sociais.:

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11