O que são Desdobramentos e Grupamentos

desdobramentos e grupamentos

O que são Desdobramentos e Grupamentos

Desdobramentos e Grupamentos são elementos importantes na vida de todo o Investidor de Bolsa de Valores. Compreenda a fundo o que significam e quando ocorrem.

desdobramentos e grupamentos
desdobramentos e grupamentos

Durante alguns meses, muitos seguidores do Aprenda Investimentos, me questionaram a cerca de Desdobramentos e Grupamentos, buscando compreender especialmente o porquê ocorrem e se isso representa algum aspecto positivo ou negativo para a empresa, dependendo do caso.

Este artigo te a intenção de esclarecer definitivamente sobre estes dois pontos.

Antes de continuar, assista o vídeo abaixo onde explico os conceitos sobre Desdobramentos e Grupamentos:

DESDOBRAMENTOS:

Quando uma empresa avalia que o seu papel (Ação, seja Ordinária, Preferencial ou Unit), está em um “preço“, muito acima da média de mercado, ela leva para sua assembléia de acionistas a proposta de realizar um DESDOBRAMENTO. Ou seja, ela irá “dividir” este papel em pedaços iguais, obviamente dividindo o preço dele, diminuindo o valor do seu papel, com propósito de gerar liquidez.

Vamos considerar que hoje em dia no mercado de capitais brasileiro, existem Ações de diversos preços,,, que vão desde poucos reais até preços acima de 100 reais o papel. Um preço muito alto, não é interessante PARA MUITOS investidores, especialmente especuladores, pois um papel caro, perde naturalmente sua liquidez, seu interesse e etc. Então  a empresa resolve desdobrar e por exemplo:

Uma ação custa hoje R$ 150 reais o papel. A empresa decide fazer o desdobramento por 5. Assim sendo os Investidores que possuam esta ação, serão automaticamente beneficiados com a conversão dos seus papéis. No caso acima, dividindo o número de papeis por 5.

Então se você tem 1 ação que vale 150 reais neste caso, passará automaticamente a ter 5 ações da mesma empresa, porém agora valendo 30 reais cada.

Em síntese, você NÃO PERDE NADA com os Desdobramentos. Seu patrimônio alocado continuará sendo exatamente o mesmo, mas receberá uma vantagem interessante se a empresa for boa pagadora de Proventos, pois os Proventos são pagos por número de papéis. Isto mesmo, como você passará a ter mais quantidade de papéis, mais proventos virão.

GRUPAMENTOS:

Já o Grupamento é o processo contrário. Se o preço da ação está muito baixo, ocorre o mesmo problema, há uma perda de interesse por parte de investidores e então a empresa através de sua assembléia, decide AGRUPAR suas ações.

Digamos que uma Ação está com preço a 5 reais, e a Empresa decide fazer Grupamento em 4, ou seja, a cada 4 ações, o investidor agrupado passará a ter 1 único papel, com o preço ajustado em 4.

Por exemplo, no caso acima, você teria 1 ação a 20 reais para cada 4 ações que você possuísse antes do processo ocorrer.

Da mesma forma, o teu patrimônio alocado permanecerá exatamente o mesmo, e neste caso em muitas vezes você diminuirá o recebimento de proventos.

SISTEMA AUTOMATIZADO:

O sistema de Grupamentos e Desdobramentos na Bolsa de Valores é automático, isto é, você não irá ser “incomodado” ou “consultado”. Tudo ocorrerá automaticamente e portanto vale a pena o acompanhamento dos comunicados relevantes de cada empesa, inclusive para estar ciente destes processos. Para isso eu sempre oriento meus alunos a se inscreverem no mailing das empresas. Você pode ir no site de RI (Relacionamento com Investidores) da empresa e se inscrever no mailing da mesma.

Alguns podem considerar que uma empresa cujo o preço está nas alturas está em um bom momento e portanto os Desdobramentos ocorrem com empresas em franca valorização e isso é uma verdade. O Vice-versa também funciona, uma empresa que perde preço na base de 1 real para menos, se vê obrigada por lei (regra da própria Bovespa) a agrupar, isto é, fazer Grupamento.

Existe um tempo pré-estabelecido pela empresa, onde se o preço permanece abaixo de 1 real, a empresa é obrigada a Agrupar. Portanto consideramos que o Grupamento ocorre quando a empresa e os formadores de mercado em questão, não conseguem fazer o preço do papel crescer.

Fico a disposição para esclarecer qualquer dúvida que por ventura permaneça sobre este assunto.

Conheça o Método Viver de Ações Oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=lauyJDOp1T4

Conheça o curso Renda Permanente com Fundos Imobililários:
https://www.youtube.com/watch?v=YpOKa9ceT4s

(Os links de aquisição para os cursos, estão nas descrições dos vídeos respectivos)

Essa é a Corretora de Valores que eu Considero a Melhor do Brasil e Recomendo a todos os meus seguidores:
https://www.youtube.com/watch?v=vfvJdFSlNNI

Um abraço,
Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com
➤ Inscreva-se no blog!!!
Compartilhe com seus amigos, nos grupos e redes sociais.:

 

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11