12 Lições de Grandes Investidores que mudarão sua forma de pensar

investidores

Grandes Investidores têm contribuído de forma significativa no mundo financeiro, com suas lições, sacadas e exemplos.

Neste artigo irei abordar 12 Lições que selecionei dos maiores investidores do mundo (alguns deles Brasileiros), para ajudar você a refletir sobre sua própria construção patrimonial e desenvolvimento no mundo dos investimentos.

Os grandes nomes mundiais como Warren Buffet, George Soros, Benjamim Graham, Peter Lynch entre tantos, sempre transmitiram lições e sacadas valiosas. Acompanhar e aprender com estes mestres pode fazer grande diferença na vida de qualquer investidor iniciante ou experiente.

Vale reconhecer também alguns brasileiros pertencentes a esta lista de Grandes Mestres da Economia Mundial e dos Mercados de Investimentos.

Leia e reflita sobre as Dicas abaixo, seguidas dos meus comentários e se quiser faça seu comentário, pergunta ou observação logo após este artigo.

Warren Buffet 

Atualmente o maior investidor do mundo em patrimônio alocado em Ações e Derivativos, discípulo direto de Benjamim Graham, Warren Buffet é um verdadeiro ícone no mundo dos investimentos, leitura obrigatória a todo aquele que quer se tornar um Investidor.

Warren Buffet
Warren Buffet – Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor

1 ) Quando nós temos parte de um negócio que se destaca, com administradores que também se destacam, nosso período de manutenção favorito do investimento é para sempre.”

Nesta primeira dica, Warren Buffet estabelece o fundamento do Buy and Hold, técnica já apresentada e desmistificada aqui em nosso blog. Buy and Hold não se trata de uma compra simples que se “segura” indefinidamente, mas sim de uma ESCOLHA e de um POSICIONAMENTO frente a um negócio 100% Consistente que se mantém perene a partir de uma sólida administração mercadológica. Obviamente que se um negócio ou empresa PERDE a consistência este Investidor desiste de sua sociedade e se desfaz da posição societária vendendo as ações que lhe pertencem.

2) O Negócio ideal é aquele que tem retorno muito alto em relação ao capital e que investe grande parte deste capital com essa mesma taxa de retorno. Isso se torna uma máquina de Juros Compostos.”

Nesta dica, ele menciona o poder do Alto Retorno (High Yield), como diferencial para um excelente investimento. Isso me faz lembrar de Albert Einstein que diz que os Juros Compostos são a maior “invenção da humanidade”. Esta dica está relacionada ao Ciclo Perpétuo de dividendos, que potencializa nossos investimentos em Juros sobre Juros, alavancando a cada novo aporte nossa construção patrimonial.

George Soros

George Soros - Clique aqui para saber mais sobre este Grande Investidor
George Soros – Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor

Um dos grandes investidores e empresários do mundo, o úngaro-americano George Soros ficou famoso por ser um “Trader Especulador” de sucesso ao mesmo tempo que um Investidor Consistente, chegou a ganhar mais de um Bilhão de dólares em um único dia, alavancando uma operação contra um banco da Inglaterra, uma operação altamente exposta ao risco, mesmo assim dá a dica a seguir:

3) Não há nada de errado em correr riscos; desde que não se arrisque tudo.”

Quando você possui uma base sólida patrimonial, você pode utilizar o rendimento de seus ativos, que já estão assegurados, para então realizar alguma alavancagem a mais, você estará seguro, pois estará trabalhando apenas com rendimentos. 

Um ponto interessante é que Soros também articula politicamente. Claro que a fortuna de Soros é fruto do capitalismo. Só que, ao mesmo tempo em que ele sabe como lidar com as regras do jogo, condena o que considera excessos do liberalismo. Em um artigo escreveu:

“A sociedade aberta global não sofre uma ameaça externa de alguma ideologia totalitária que esteja procurando a supremacia mundial. A ameaça vem de dentro”…

Benjamim Graham

Benjamin Graham - Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor
Benjamin Graham – Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor

Graham é considerado o precursor da estratégia Buy and Hold de investimentos em ações e também o Value Investing (Investimento em Valor) adotada por seu seguidor bilionário Warren Buffett. O foco da estratégia Buy and Hold é comprar ações de empresas sólidas e com ótimas perspectivas de geração de caixa e mantê-las no portfólio de investimentos por um longo período, objetivando, desta forma, a maximização dos lucros, eliminando custos excessivos de transações e imposto de renda. Por isso o nome Buy and Hold, ou seja, “compre e segure” (tradução literal). O foco da Value Investing é identificar empresas sólidas, na mesma perspectiva anterior que estejam com o preço de suas ações abaixo do valor real, ou seja, em comparação com o Valor Patrimonial da empresa estas ações estejam “baratas” e portanto livre de riscos em uma “margem de segurança”. Você deve segurar esta ação, colhendo os rendimentos e dividendos da mesma, enquanto este preço não atinge o chamado valor intrínseco.

Algumas dicas do Mestre Benjamim Graham:

4) O Investidor individual deve agir constantemente como um investidor, e não como um especulador. Isso significa que ele deve saber justificar cada escolha que faz e cada preço que paga em critérios impessoais e objetivos, que indicam que ele está ganhando mais do que o valor do seu dinheiro pela compra.”

Esta é a sacada de saber compreender e diferenciar o VALOR de algo em relação ao seu CUSTO ou PREÇO. Uma coisa é quanto algo custa a outra é o quanto este algo vale. Saber diferenciar uma coisa da outra pode fazer toda a diferença. 

5) O trabalho dos analistas resume-se não apenas a avaliar se os títulos de uma empresa estão com preços justos, mas também avaliar se seus proprietários (todos os acionistas) estão sendo tratados de forma justa. O valor presente de uma ação depende dos lucros e dividendos futuros, que são aspectos que nunca ninguém poderá saber com certeza.”

Peter Lynch

Peter Lynch, hoje aposentado, foi gestor do Fidelity Magellan Fund, o maior fundo de ações do mundo.

Peter Lynch - Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor.
Peter Lynch – Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor

6) Tudo o que você precisa para o sucesso nos investimentos é de algumas poucas ações vencedoras, e os ganhos delas irão acabar com as perdas das ações que não deram certo.”

Quando o investidor consistente sabe escolher bem seu portfólio, alguns erros são compensados pelo retorno dos acertos. O importante é acertar mais e de forma cada vez mais consistente.

7) Invista em o que você conhece ! As melhores ações a comprar são aquelas que você JÁ POSSUI. 

Luiz Barsi Filho

Luiz Barsi Filho - Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor
Luiz Barsi Filho – Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor

Luiz Barsi Filho, é hoje o maior Investidor, pessoa física do Brasil, acumulou bilhões de reais em Ações bem Fundamentadas, excelentes pagadoras de Dividendos. Aqui no Blog e em nossos canais, temos divulgado a exaustão o trabalho deste Mega Investidor, por considerarmos que o mesmo possui a técnica e a metodologia MAIS ADEQUADA ao mercado Brasileiro, segue algumas dicas excelentes do mesmo.

8) Quem entra na Bovespa para “Especular” NUNCA fica rico. Minha renda fixa são minhas Ações.”

Uma dica simples e direta ao ponto. A Exposição ao Risco acaba com a maioria dos negociantes, antes mesmo deles acumularem um patrimônio consistente. Dos 0,65% da população que operam na Bolsa de Valores, mais de 99% são Negociantes, ou seja, Traders. Contam-se nos dedos os que são bem sucedidos. Entretanto, dos raros Investidores Consistentes, TODOS conquistam Independência Financeira, portanto, o FATO CONCRETO é que a exposição desnecessária ao risco não é uma boa escolha.

Em meu canal do youtube, no vídeo, “Minha Renda Fixa são Minhas Ações”, eu apresento os argumentos relacionados a esta dica 8. Vale a pena assistir o que diz o Sr. Barsi.

9) Examine os fundamentos da empresa, veja o histórico de dividendos, a saúde financeira, a perspectiva daquele setor, o comprometimento do gestor. Seja Chato !”

Um Investidor Consistente não brinca com investimentos, como diz George Soros. Se para você investimentos é um entretenimento, você está no lugar errado. O Investidor Consistente analisa profundamente, é metódico, USA CRITÉRIOS, portanto, não arrisca. Isso significa que a consistência é garantida por uma postura técnica rígida, baseada em um conhecimento fundamental. Por essa razão, uma dica intrínseca aqui, que se torna óbvia é: “Nunca seguir uma dica”, ou seja, você precisa aprender a analisar por si mesmo. 

Lírio Parisotto

Lírio Parisotto - Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor
Lírio Parisotto – Clique aqui para mais informações sobre este Grande Investidor

Outro brasileiro de sucesso no mundo dos investimentos é o Investidor e Empresário Lírio Parisotto.

10) O Investidor deve se concentrar naquelas empresas e setores que ele conhece e acompanha de perto.

Esta é uma sacada interessante. O Investidor consistente deve buscar ACOMPANHAR as empesas das quais se ASSOCIA, pois o perfil de SÓCIO é diferente do perfil de negociante ou trader. O Sócio, acompanha, conhece, compartilha dos ideais da empresa da qual se associou. Isso faz toda a diferença. Não há necessidade de ficar grudado no mercado, porém, acompanhar os comunicados, as assembleias, os planos do CEO, faz a diferença no momento de decidir manter ou se desfazer de uma posição societária.

11) Eu nunca investi um único centavo em um IPO. Sempre que uma empresa decide fazer uma Oferta Inicial é o Investidor quem paga a conta.”

Esta é uma outra sacada importantíssima. Um IPO (Initial Public Offering), ou em Português, Oferta Pública Inicial, é quando uma empresa está recém abrindo capital na bolsa de valores e está no período de oferta inicial, onde começa a vender as primeiras ações. Muitas vezes estas empresas são cotadas em preços absurdos, totalmente fora da realidade de mercado e portanto investidores desavisados podem perder muito dinheiro ao entrarem nestes momentos. O ideal é aguardar que os critérios de fundamento se cumpram, entre eles, histórico de pagamento de dividendos de no mínimo 5 anos. Este critério por si só já afasta investidores consistentes de IPOs. Porém existem outros elementos importantes a serem considerados. Investidores Consistentes não são traders, mas sim SÓCIOS, e portanto precisarão analisar a performance desta empresa antes de se associarem a ela. Como nos lançamentos (IPOs), as empresas ainda estão sendo “apresentadas” ao mercado, não há como analisar consistentemente, seus fundamentos. É preciso aguardar para analisar a performance e situação financeira e mercadológica para então decidir entrar em sociedade.

12) É preciso saber que a cotação de uma Ação, do chão não passa, para aproveitar boas oportunidades de compra.

Existe uma técnica simples para verificar se uma ação está barata e o quanto ela está barata. É a relação entre o Preço e o Valor Patrimonial da Empresa, dada pela equação P/VPA (Preço, dividido pelo Valor Patrimonial) cujo o cálculo é tão simples que até mentalmente se pode executá-lo. 

De forma simples podemos dizer que quando o Preço da Ação está abaixo do Valor Patrimonial, o “resultado” da divisão deste Preço pelo Valor Patrimonial ficará abaixo de 1. Quando a equação P/VPA está abaixo de 1, a ação é considerada barata, uma pechincha e combinado aos outros critérios fundamentais, como histórico de dividendos por exemplo, podem identificar excelentes oportunidades de compra.

Existem outros vários Investidores no mundo com excelentes dicas e lições, inclusive Brasileiros, mas deixarei vocês com estas 12 lições para a reflexão.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos, se inscreva aqui no Blog para ser avisado quando postarmos novas informações. Me ajude a fazer estas informações alcançarem cada vez mais pessoas.

Um grande abraço e Sucesso a todos,

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com

 

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11