Trader ou Investidor Consistente?

Trader ou Investidor Consistente?

Esta é uma escolha que você precisa tomar. Saiba as diferenças e o porquê você precisa aprender a ser um Investidor Consistente, ANTES de se tornar um Trader do Mercado Financeiro.

Tiago, você não gosta de trading ? Por que você diz que ser Trader não é ser um Investidor Consistente ? Qual o problema com os Traders ? Existem Traders que ficam ricos ?

Estas foram algumas perguntas que me chegaram neste fim de semana e eu gostaria de respondê-las em detalhes, especialmente porque dos 0,60% da população brasileira que investe na Bolsa de Valores, ainda assim, a grande maioria NÃO SÃO Investidores Consistentes, mas sim “Traders”. E sem saber o que são Investidores Consistentes, sem compreender o conceito, insistem em um caminho que muitas vezes pode levar a falência financeira.

Assistam o vídeo a seguir e logo continuem lendo este artigo até o fim:

Respondendo a pergunta: Eu gosto de trading (negociação, atividade executada pelo Trader, ou seja, o negociante que compra e vende ações em operações normalmente curtas e alavancadas) porém não é esta minha primeira opção para desenvolvimento patrimonial e nem é a primeira opção que oriento aos meus alunos e eu explicarei o porquê.

O que é ser um Trader

Trader, Um Negociante do Mercado Financeiro
Trader, Um Negociante do Mercado Financeiro

Ser um trader é executar a atividade de trading ou seja, negociar no mercado financeiro, seja com Ações, com Mercado Futuro, com Derivativos, Forex, Comodities ou qualquer outra modalidade financeira que esteja disponível em uma Corretora de Valores. 

Normalmente o Trader utiliza de alvancagem financeira para potencializar sua operação, gerando maior possibilidade de ganho (e ao mesmo tempo de perda caso a operação dê errado).

O Trader ou “negociante”, foca na variação no curto espaço de tempo, dos preços destas modalidades financeiras, e ganha quando consegue fechar uma operação positiva na diferença de preços, por exemplo: Se no início do dia, o valor de uma ação está $10 e este trader percebe que este papel está com bastante volatilidade e liquidez, onde os indicadores gráficos apontam para uma elevação agressiva nos preços, ele COMPRA este papel e espera que este papel aumente de preço para VENDÊ-LO e realizar o lucro desta operação (diferença entre o preço de compra e de venda.

Comprando na “baixa” e vendendo na “alta” e recomprando na “baixa” e revendendo na “alta”, assim por diante, embolsando a lucratividade desta OPERAÇÃO.


Portanto, um Trader é um profissional do mercado que se ocupa com esta operação de compra e venda, ele fica “envolvido” com esta operação. Estuda Análise Técnica (gráfica) para buscar, através de indicadores gráficos, prever as movimentações do mercado a fim de antecipar os movimentos e assim conquistar mais lucratividade nesta operação.

Não há “tempo livre” para o trader, enquanto a operação está ocorrendo, normalmente este trader está “em cima” do seu computador acompanhando o movimento. Apesar de existirem ferramentas que possam AUTOMATIZAR esse processo elas não são 100% confiáveis e nunca o trader experiente abandona sua operação “nas mãos” destas ferramentas automatizadas como “robôs”, por exemplo.

Não há a preocupação original com o NEGÓCIO em si, em relação ao papel que está comprando ou vendendo, mas sim o foco é NO PREÇO deste papel, na volatilidade e liquidez, ou seja, na VARIAÇÃO que este preço pode ter no curto espaço de tempo. É dito que o Trader na realidade é um ESPECULADOR de mercado e não um investidor consistente.

Existem Traders que ficam ricos, é verdade, mas depois de muito se especializarem e ajustarem seu timing pessoal frente ao mercado, após aprenderem bem as métricas e acertarem o equilíbrio emocional para suportar a pressão diária do sobe e desce do mercado. 

Mas pensem um pouco, alguns traders, poucos deles, afirmam faturar mais de 15% ao mês de lucratividade. Mas será que isso é realmente verdade ? Será que ganham isso de forma consistente e para o longo prazo ?

Eu pessoalmente já vi traders “dobrarem” sua conta em menos de  1 mês, ou seja, conquistarem 100% de lucratividade, porém foram pouquíssimos e isto não se manteve SEMPRE. 

Em uma linha de raciocínio muito simples, se um trader que começou a operar 1000 reais conquistasse 15% ao Mês, sem fazer aporte algum, apenas operando e gerando 15% de lucratividade sobre a conta, em 60 meses, isto é, apenas 5 anos, este Trader teria nada mais nada menos que R$ 3.812.172,82. Em apenas 5 anos. Porém isso não acontece com os traders.

Vejam, 99,99% dos Operadores da Bolsa de Valores do Brasil são Traders e eu pergunto quantos deles são milionários ?  E também pergunto quantos quebraram ?

Agora eu posso apresentar alguns Investidores Consistentes que não “jogam”, que não se deixam expor ao risco, que não compram e vendem qualquer papel só pelo preço ou pela volatilidade, eles têm critérios para escolher e muitos são BILIONÁRIOS. E muitos que além de não quebrar, estão conquistando dia a dia mais e mais patrimônio, blindado contra crise, e crescendo de forma consistente.

O que é Alavancagem (nas operações de trading)

O Trader utiliza de Alavancagem Financeira em suas operações, para potencializar e tornar ainda mais agressiva sua capacidade de lucro (e de prejuizo, se cometer um erro).

Mas o que é Alavancagem? Alavancar é trabalhar com recursos financeiros não próprios para realizar operações com maior volume financeiro, e assim possibilitar ganhos maiores. É um limite de crédito disponibilizado no Home Broker que possibilita o cliente se alavancar tanto na compra quanto na venda descoberta.

Em outras palavras, alavancar é usar crédito. Este é um dos pontos que eu mais critico. O uso do crédito é SEMPRE incentivado pelas instituições financeiras, porém é uma faca de dois gumes e pode trazer inúmeros problemas para o trader. É uma exposição desnecessária ao risco.

É bastante comum investidores iniciantes na Bolsa acreditarem que através da alavancagem irão alcançar rapidamente o sucesso financeiro, porém sabemos o que acontece na grande maioria das vezes. Não aconselhamos operar alavancado se estiver iniciando suas operações na Bolsa, se não tiver uma estratégia de operação completamente definida e um preparo psicológico estruturado, dado o risco que esta ferramenta proporciona. Da mesma maneira que você pode ganhar em dobro ou em triplo, pode se perder na mesma razão.

Tratando-se das vantagens, trabalhar usando a alavancagem pode ser uma excelente vantagem se utilizada de forma consciente, com manejo de risco e objetivos calculados e seguidos à risca na operação. Outra vantagem é ser usada para não perder oportunidades, dividindo-a entre vários papéis. Você não precisa dispor de todo recurso financeiro depositado em conta corrente, utilizando dessa forma o limite da corretora.

A alavancagem é uma vantagem desde que o trader tenha plena consciência do risco que ele está tomando, pois quando a operação dá errado o prejuízo aumenta de acordo com o tamanho de sua alavancagem. Uma queda de 10% em um dia num ativo, pode derrubar 50% a carteira de um trader se ele estiver posicionado alavancando 5x. Pense nisso.

No início o não uso do stop e a indisciplina é comum entre os traders, por isso a utilização da alavancagem e várias operações em pouco tempo (o Day Trade), passa ser algo muito prejudicial e o principal motivo da falência dos traders. Claro que com disciplina e método o trader tem condições de tirar bons frutos do mercado com os gráficos intraday.

O que definitivamente NÃO RECOMENDO ao iniciante. Como meu objetivo é o ensino da compreensão do que seja um Investidor Consistente, antes deste investidor sequer pensar em executar TRADING (negociações), recomendo que construa uma Carteira Geradora de Renda Passiva para mais tarde, apenas se quiser e sentir necessidade, aprender a realizar operações de trading APENAS COM OS RENDIMENTOS DE SEUS ATIVOS.

O que é Análise Técnica

O Trader e a Análise Técnica
O Trader e a Análise Técnica

Análise técnica nada mais é do que a análise de indicadores gráficos que acompanham o movimento do mercado, gerando “padrões” a serem observados, para que o trader possa prever a direção que algum papel vai tomar. Quando ele faz isso de forma correta, pode aproveitar esta tendência e ganhar dinheiro, seja na Compra, quando o papel está em baixa, ou na Venda quando este papel está em alta.

Análise técnica é o estudo dos movimentos do mercado, principalmente pelo uso de gráficos, com o propósito de prever futuras tendências no preço.” (John J. Murphy)

O problema da análise técnica é que um indicador mercadológico divulgado a qualquer momento pode QUEBRAR a tendência gráfica causando um “revés” nesta previsão feita pelo trader.

O indicador fundamentalista sempre vence!”

Esta frase acima é muito conhecida pelos traders e investidores do mercado.

O que são Robôs Sistêmicos e Sinais

Robôs sistêmicos são softwares criados para “operarem de forma automática”, fazendo compras e fechando posições no devido tempo, ou fazendo vendas e fechando posições no devido tempo. Inclusive são refinados com ferramentas de stop loss, recompra e etc… 

Estes softwares seguem o padrão gráfico e muitas vezes são combinados com os conhecidos sistemas de “sinais” que na realidade também são softwares que acompanham as operações de Traders Profissionais, replicando as mesmas ordens que eles, por exemplo, quando o trader profissional escolhido executa uma operação de compra, este software, com um delay de 2 segundos no máximo, dá o SINAL de compra, então outros investidores ou especialmente robôs, repetem a mesma operação.

O problema destes sistemas, é que Traders Profissionais também falham e Gráficos são quebrados frente a indicadores mercadológicos. 

Leiam o artigo em que eu relato uma experiência negativa que eu próprio vivenciei não levando em consideração um indicador fundamentalista na época em que eu utilizava análise técnica e operava Forex:  O dia em que eu Perdi mais de 10.000 reais no Mercado Financeiro

O que é um Investidor Consistente

Investidor Consistente
Investidor Consistente

Em minhas diversas aulas, palestras e vídeos, tenho forçado a barra em cima deste conceito que é tão ignorado pela população brasileira, tão “deixado de lado” pelos que se interessam por Finanças que praticamente cai no esquecimento das pessoas e estas se confundem e cometem erros cruciais especialmente no início de suas caminhadas.

Um Investidor Consistente é um SÓCIO de uma Empresa Sólida ou de um Empreendimento Imobiliário que visa LUCRATIVIDADE em forma de RENDIMENTOS, de PROVENTOS, de Renda Passiva. 

Este Investidor não está focado no preço deste papel, mas sim no VALOR MERCADOLÓGICO que este negócio pode lhe trazer no decorrer do tempo.

Normalmente o Investidor Consistente não adere ao curto prazo, não utiliza Análise Gráfica e nem usa alavancagem em suas operações, pois ele tem aversão total ao uso do Crédito, abomina as “dívidas”, o Investidor Consistente sabe que pode construir e aumentar seu patrimônio a partir da lucratividade de seus investimentos e utiliza o tempo a seu favor. Não está interessado em se expor ao risco de forma desnecessária. Sabe que o risco existe porém este é minimizado praticamente a zero a partir dos critérios de Análise Fundamentalista que utiliza.

Para uma compreensão melhor sobre as escolas de Investimento de Investidores Consistentes, acesse o artigo a seguir: Comparando 3 formas de Investir em Ações seguindo a Escola Fundamentalista

Um Investidor consistente analisa, a partir de critérios, alguns aspectos mercadológicos essenciais que possibilitam a este investidor ESCOLHER BEM empresas e empreendimentos imobiliários que possuam consistência mercadológica e blindagem frente as crises político-econômicas que possam afetar o país. Empresas de seguimentos que geram alta rentabilidade e por sua vez paguem PROVENTOS (DIVIDENDOS E JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO) constantes e consistentes. A estes proventos, dá a devida tratativa, reinvestindo parte dos mesmos para potencializar e ampliar seu poder patrimonial.

O Método Viver de Ações, está alinhado a esta proposta e a esta metodologia. Ensino meus alunos a ANTES DE MAIS NADA compreenderem o que é ser um Investidor Consistente, e a iniciarem seu processo de construção patrimonial, baseado em uma Carteira de Investimentos Geradora de Renda Passiva em forma de Proventos (dividendos e juros sobre capital próprio)

Lá eu conceituo e destrincho a técnica de Buy and Hold que apesar das críticas que vem sofrendo, justamente por falta de compreensão da maioria dos analistas, se demonstra a mais coerente, especialmente para o início do processo de construção de um investidor consistente e que no decorrer do tempo, irá lhe GARANTIR a Independência Financeira.

O que Buy and Hold não é

O primeiro ponto é que Buy and Hold não é uma técnica que um Trader gostaria de usar.

Um dos grandes ERROS DE COMPREENSÃO dos analistas e traders quando criticam a técnica Buy and Hold é pensar que quando um Investidor compra um determinado papel, casa-se com este papel INDEFINIDAMENTE. Isso é um erro, pois dentro dos critérios que ensino, existe o momento em que VENDEMOS um determinado papel, porém esta Venda só ocorrerá se houver necessidade, ou seja, se a empresa ou empreendimento imobiliário PERDER OS CRITÉRIOS DE CONSISTÊNCIA. Em outras palavras, Buy and Hold não é comprar e ficar com um papel para o resto da vida, independente do que ocorra com esta empresa.

Ensino meus alunos a escolher a empresa que satisfaça os critérios de consistência, baseado em Análise Fundamentalista, que identifica tal empresa ou empreendimento, com consistência suficiente para o longo prazo, para vencer as crises políticas e econômicas e para gerar LUCRATIVIDADE constante e consistente. É óbvio que não existe garantia absoluta que esta empresa irá crescer e gerar lucratividade para o resto da vida, portanto o estudante deve acompanhar a empresa pela qual se ASSOCIOU, e observar de tempo em tempo as políticas da mesma, acompanhar os comunicados ao mercado, acompanhar as decisões das Assembleias de acionistas, enfim, para saber se esta sociedade continua ou não atrativa para este investidor. 

Se esta sociedade continua rentável, atrativa e com perspectiva de crescimento a médio e longo prazo, especialmente, gerando dividendos e juros sobre capital próprio constantes e consistentes, não há razão para se desfazer desta sociedade vendendo este papel, pois não será o preço desta ação que fará este investidor mudar de ideia com relação a esta sociedade.

Inclusive, em muitos momentos quando o preço deste papel cai, será momento de COMPRAR AINDA MAIS e potencializar o patrimônio próprio. Esta seria uma “alavancagem natural” (entre aspas obviamente, pois não se estaria usando o crédito) que este Investidor Consistente faria, e cresceria ainda mais.

Mas o Buy and Hold ainda funciona no Brasil ?

Obviamente que sim ! O que não funciona é você comprar uma Ação ou um Fundo Imobiliário, seja da empresa que for e “esquecer dele”, pois aí sim, você poderá ter problemas, pois nada “sobe indefinidamente”, tudo na vida tem ciclos e uma empresa que é extremamente bem alicerçada hoje, pode não ser daqui há alguns anos, porém, se você acompanhar periodicamente e perceber que os critérios de consistência continuam sendo atendidos, será muito difícil esta empresa não lhe gerar Rentabilidade constante e consistente em forma de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio.

Portanto, fique tranquilo. Conheça o Método Viver de Ações e nossos 9 Passos para escolher uma Ação Consistente ou quando se livrar desta Ação se necessário.

Concluindo: Ser ou não Ser, eis a questão. É preferível ser Investidor Consistente ou ser Trader ????

Pense no que diz Robert Kiosaky em Pai Rico Pai Pobre e também no livro Independência Financeira: 

Independência Financeira acontece quando o Rendimento dos Ativos superam as Despesas de alguém. 
Será quando esta pessoa terá seu tempo livre para ser o que quiser e fazer o que quiser, terá liberdade, não estará mais “vendendo seu tempo”.

A resposta para a pergunta se é preferível ser Investidor Consistente ou Trader é bem fácil… 

É óbvio que ser Investidor Consistente vai lhe gerar Ativos e por sua vez liberdade de tempo, praticamente você nem precisará acompanhar o mercado. Com apenas 1 hora por semana, você pode analisar as empresas de que você é sócio e identificar se esta sociedade continua sendo atrativa ou não, se esta empresa continua consistentes a partir dos critérios que ensino ou não.

Quando você tiver um patrimônio consistente, lhe gerando Renda Passiva que supere suas despesas, e se ainda sim, REALMENTE QUISER experimentar o trading, você separa uma parte destes rendimentos e então opere o mercado a vontade, pois se você perder por qualquer erro que seja, você não irá atingir seu patrimônio pessoal, você estará BLINDADO.

Conheça o Método Viver de Ações.
Compartilhe este artigo com seus amigos.
Siga-nos nas Redes Sociais.

Qualquer dúvida que possa ter ficado com relação a este artigo ou alguma sugestão que você tenha, algum tema que gostaria de ser explicado aqui no blog, faça seu comentário abaixo.

Um forte Abraço e $uce$$o a todos,

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11