Renda mensal com fundos imobiliários é possível?

Nos últimos anos a procura pela independência vem crescendo em muitos lugares do mundo, mas é no Brasil que conseguimos ver isso com mais clareza, perto, principalmente em momentos difíceis para o governo, e consequentemente para a economia.

Por esse motivo a aparição de diversos modelos de negócio, principalmente aqueles que conseguem gerar renda de forma autônoma e muitas vezes sem sair de casa, começaram a aparecer cada vez mais.

E com isso o ramo do investimento acabou ganhando muito destaque, fazendo com que diversas pessoas acabassem por se interessar por tudo nesse meio e buscar a independência financeira dessa forma.

E hoje irei falar sobre uma dessas formas de investir, falar sobre fundos imobiliários e tirar qualquer dúvida que você tenha sobre renda com essa modalidade de investimento.

Fundos imobiliários

Para começar, irei falar brevemente o que são Fundos Imobiliários, os famosos FIIs.

Fundos imobiliários são basicamente uma forma de investir dentro do setor imobiliário, uma forma de investimento bastante indicada para aqueles que querem renda mensal ou alcançar sua independência financeira.

Esses fundos podem ser divididos em dois tipos:

1. Fundos de tijolo;
2. Fundos de papel.

O primeiro é voltado para fundos que têm imóveis físicos, já o segundo engloba aplicações no mercado imobiliário.

Como funciona?

Agora que você já conhece os tipos de fundos imobiliários, irei entrar um pouco mais dentro dessas duas categorias e entender melhor como funcionam na prática.

1. Fundos de tijolo

Dentro dos fundos imobiliários existem uma espécie de gestor, que trabalha na organização e estratégia por trás de todo o patrimônio, fazendo levantamento de dados e acompanhamento dos indicadores.

Com essas informações ele fará alocações, se for necessário, para conseguir maximizar os lucros no fim do dia e entregar a maior rentabilidade possível.

E para maximizar esses lucros podem acontecer duas coisas, uma, de controle dos fundos é a compra de imóveis que possam gerar renda através de locação, fazendo assim que exista uma renda mensal em cima desse valor.

A outra forma de maximizar, que já não está tão sob controle, é a valorização do imóvel, e nesse aspecto funciona basicamente igual um negócio físico, se o imóvel está localizado em um lugar onde exista grande circulação ele será valorizado, se o contrário for verdade, ele desvaloriza.

2. Fundos de Papel

Já para os fundos de papel, se você já está acostumado com o ramo dos investimentos, funciona basicamente igual um investimento em compra de ações, onde os fundos imobiliários são alocados na bolsa como “papel”.

Dessa forma, esse investimento é mais estável que o anterior, já que uma parcela funciona como aplicação de renda fixa, fazendo com que todo lucro seja proveniente dos rendimentos das cotas.

Oscilações

A primeira coisa que você deve saber quando se trata de investimentos em fundos imobiliários é que ele se trata de uma renda oscilatória, pois depende de diversos fatores externos que podem fazer você lucrar muito ou pouco.

Fatores como valor das cotas e situação do setor são determinantes para você saber se é o momento certo ou não de investir nesse mercado.

E para não te preocupar, saiba que as projeções para o segundo semestre de 2019 são positivas para o fundo imobiliário, considerando a aprovação da reforma previdenciária.

Vale a pena?

Agora que você já deu uma passagem pelos pontos mais importantes dentro dos fundos imobiliários, vamos a questão: vale a pena? Vamos te responder!

1. Facilidade

O primeiro ponto é o mais simples e direto, o quão fácil é comprar e vender um imóvel?

Com fundos imobiliários você poderá comprar e vender suas cotas facilmente, isso pode ser feito na plataforma da corretora de sua escolha, fazendo com que em poucos minutos sua transação esteja completa.

2. Taxas

Quando se trata de um imóvel físico existem diversas taxas a serem pagas por conta de documentos e a imobiliária responsável pela transação, que fica por volta de 4% a 8% do valor.

Já em transações do fundo imobiliário você terá apenas que pagar custos voltados para corretagem, que é comprado pela corretora utilizado, e ainda há aquelas que não cobram nem por isso, então escolha bem.

3. Liquidez

E o mais importante, a liquidez de um fundo imobiliário é muito maior que um imóvel físico, aqui você terá a liberdade de comprar e vender suas cotas a qualquer momento, do conforto de casa, basta entrar na plataforma da sua corretora e realizar a transação com alguns cliques.

Conclusão

Se a pergunta que você tinha era: É possível ter renda mensal com fundos imobiliários?

A resposta é que sim, é possível, e não é só possível como também é uma das formas de começar a atingir a sua liberdade financeira. Então não perca tempo e entre de cabeça nos fundos imobiliários, é o lugar ideal para você começar.

Basta encontrar a corretora que mais agrada você e então você estará pronto.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11