Quando vender uma ação?

Essa é uma pergunta muito frequente que povoa a mente de muitas pessoas que iniciaram há pouco tempo no mercado de ações.

Qual seria a oportunidade certa e mais indicada para vender uma ação na bolsa de valores e não ter prejuízos? Esse questionamento pode dar muita dor de cabeça para os leigos no assunto, mas com o objetivo de te ajudar a entender como funciona o mercado acionário e responder estas e muitas questões, preparamos dicas simples e fáceis de pôr em prática.

Antes com começar com as nossas indicações, você deve ter em mente que o seu principal guia será a sua percepção e também a sua capacidade de análise, sempre levando em consideração os seus próprios critérios de escolha e o seu perfil como investidor.

Além disso, entenda também que com toda certeza, o pior momento sempre será aquele no qual fazemos escolhas sem ter feito algum tipo de planejamento, ou seja, sem nenhum tipo de critério.

 

Para começar, por qual motivo você está querendo vender as suas ações?

Pelo fato de se tratar de um investimento muito rentável, o desejo de se desfazer desses papéis deve ser bem avaliado e levar em consideração uma lista de reais motivações.

Os investidores mais experientes apontam sempre dois fatores que possam motivar a venda de ações: o primeiro é quando o valor da ação em questão alcança um determinado patamar no qual se iguala aquele que foi estabelecido anteriormente.

E o outro motivo, que é muito óbvio, que é quando a operação não evolui, ou seja, se torna negativa e acaba gerando prejuízo ao aplicador.

Caso você se pergunte por qual motivo você está querendo vender suas ações e a resposta para essa indagação esteja dentro de uma dessas duas situações, saiba que já é hora de amadurecer as ideias e em seguida as colocar em prática.

 

Qual seria o exato momento para vender as suas ações?

A primeira coisa a ser esclarecida aqui é que o momento ideal é algo totalmente imprevisível, principalmente por estarmos falando sobre um mercado que é caracterizado pela oscilação constante de preços.

Partindo desse princípio, outro fato importante a saber é que o mercado de ações no Brasil pode ser qualificado como sendo um mercado de oportunidades muito variáveis.

Trocando em miúdos, isso significa dizer que os preços das ações no Brasil têm uma volatilidade maior do que quando comparamos com outros mercados, sendo que esse fato nos possibilita a abertura de oportunidades variadas, levando em conta as mais diversas empresas listadas no pregão e seus setores e as suas respectivas ações.

Sendo assim, se surgir uma clara oportunidade de investimento rentável, este seria um motivo concreto para que seja efetuada a venda de ações.

Todavia, a principal recomendação dos especialistas nessa área é que se for uma boa oportunidade de venda e se ela for efetuada, você reinvista esse valor para comprar outra ação, caso você veja que realmente há um potencial de valorização e que a rentabilidade seja equivalente a duas vezes o preço da ação que foi vendida.

Entendeu? O segredo é não deixar o dinheiro parado, meu caro amigo investidor.

  

Aqui vai uma dica de ouro: saiba que a ambição pode te fazer colocar tudo a perder!

Como sabemos, o mercado de ações é um ambiente no qual você precisa saber controlar as suas emoções. Não é fácil ver os preços das ações que você investiu caírem vertiginosamente, do mesmo jeito que é difícil observar as valorizações ao longo do tempo e segurar o sentimento de querer sempre mais.

Saiba que esse é um sentimento que deve ser controlado, haja vista o fato de que uma operação positiva nesse momento, pode se tornar no final uma perda severa de fundos.

Então, tenha bastante cautela com a valorização excessiva, esteja atento para detectar o mais rápido possível as situações de perigo e tomar as medidas cabíveis em cada situação.

Conclusão sobre quando vender suas ações

Quando você já estiver inserido no mercado acionário, vai aprender com o passar do tempo a perceber os movimentos apropriados parar agir, seja fazendo uma compra ou uma venda.  

Esse seria o momento que os mais experientes classificam como a parte central do processo proativo de aprendizagem, que nos dará condições de tomada de decisão final.

Assim, se você tiver investido em uma empresa e algum tempo depois julgar que foi uma análise inicial equivocada, não tenha medo: venda este investimento o mais rápido possível.

Por último, que fique claro que você, como investidor não deve se desestimular caso algo não saia como você planejou.

Saiba que não existe um único investidor nesse mercado que não cometa erros, sendo assim, se até os investidores mais bem-sucedidos acabam se equivocando, você também não deve se chatear caso isso venha a ocorrer com você.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11