Procrastinação. Não Adie seus Investimentos

Procrastinação

Procrastinação. Não Adie seus Investimentos. Comece Agora.

O que fazer para não “adiar” seus investimentos. Dizendo NÃO a Procrastinação e começando AGORA !

Uma frase muito comum no Mercado Financeiro é:

Daqui há um ano, você vai desejar ter começado HOJE.”

Procrastinação
Procrastinação

A Procrastinação é um dos piores defeitos humanos, e precisamos aprender a lidar com isso, primeiramente, sem “negarmos” sua existência, dentro dos meandros da nossa consciência. Todos nós, em maior ou menor grau, PROCRASTINAMOS, isto é, deixamos que a Procrastinação, em muitos casos, domine nossas atitudes evitando que passemos a ação, ao “action”, no exato momento em que precisamos agir.

Mas infelizmente, poucos sabem o que realmente Procrastinação significa e como esta característica, afeta nas mínimas coisas da vida, nas tomadas de decisão e especialmente em nosso relacionamento com o dinheiro.

O que é Procrastinação ou o Ato de Procrastinar:

Procrastinação é, segundo o Dicionário, 

o ato ou efeito de ADIAR, gerar demora, “jogar para frente” uma decisão ou atitude que precisamos ter no momento.”

Apesar de ser considerado “normal” (comum) no ser humano, este ato ou comportamento, está relacionado a característica de negligência ou falta de responsabilidade frente a uma necessidade de ação e portanto, antes de qualquer reação que possamos ter frente a esta característica, precisamos analisar nosso próprio comportamento e identificar em nós mesmos se, esta característica está presente em nós.

Quero que antes de continuar o artigo, você assista com calma o próximo vídeo:

Neste vídeo eu abordo uma compreensão pessoal e uma ampliação sobre o tema, relacionando o mesmo com o Mercado Financeiro e com o hábito de investirmos nossos recursos em Investimentos Consistentes.

É importante salientarmos que tanto investidores experientes como iniciantes, cometem estes erros de forma relativamente periódicas, isto é, as situações da vida chegam e a pessoa cai no erro da Procrastinação, quando precisa tomar uma decisão crucial, especialmente em momentos onde precisa agir confrontando entre sua razão e sua emoção.

PROCRASTINAÇÃO EM INICIANTES:

O Iniciante muitas vezes procrastina devido a insegurança natural e a falta de consciência plena sobre aquilo que é necessário. É comum atribuir desculpas ou justificativas para sua Procrastinação. Desculpas como por exemplo: “Não tenho dinheiro para investir”, ou ainda “Não ganho o suficiente”, “Não sobra dinheiro no fim do mês”, entre outros exemplos de justificativas apresentadas com propósito de procrastinar (mesmo que inconscientemente).

Procrastinação
Procrastinação

Saliento que, apesar de serem desculpas “justas” em muitas ocasiões, na grande maioria das pessoas, estas desculpas não passam de meras “desculpas” mesmo, ou seja, não são reais. São falsas afirmações limitantes que fazemos para tentar diminuir o peso de nossa procrastinação.

Todos nós, precisamos de uma auto-avaliação e uma ORGANIZAÇÃO pessoal para separarmos todos os meses uma parte para investir. 

No início realmente não é fácil. Estabelecermos uma disciplina percentual, isto é, todos os meses, separarmos um percentual do que ganhamos para dedicar aos investimentos.

Comece com esta auto-análise. Converse com sua família (esposa, esposo, filhos, pais, enfim, quem more com você) para organizar as “contas domésticas” e custos pessoais no mês, para então separarmos uma parte para Investir. Vale aqui a ECONOMIA DOMÉSTICA. Muitas vezes gastamos sem necessidade alguma e depois nos justificamos que não sobra.

SOBRA SIM ! Basta uma pequena organização e boa vontade por parte do iniciante. Uma “pizza” no fim de semana que se economize já irá gerar suficiente economia para começarmos a investir de forma correta. E o decorrer da disciplina aplicada, irá nos facilitar cada vez mais.

PROCRASTINAÇÃO EM EXPERIENTES:

O que muitos ignoram ou “negam” é que até mesmo os Experientes, sofrem com a Procrastinação. Infelizmente é a mais pura verdade. Quando a pessoa consegue vencer a curva de aprendizagem inicial e consequentemente obter uma renda passiva inicial, começam as desculpas para inconscientemente evitar a continuidade de propósitos.  É onde entram as importâncias e especialmente a capacidade de lidar com o “desejo de consumo”.

Procrastinação
Procrastinação

Muitos já são experientes em Investimentos, mas no momento que percebem suas carteiras com um determinado volume patrimonial, dizem a si mesmos, “Agora eu vou trocar o carro”, ou ainda “Sempre sonhei em comprar este carro”, ou “Vou realizar meu sonho de consumo.” Esquecendo que os passivos que a vida proporcionam devem ser adquiridos com o RENDIMENTO DOS ATIVOS conquistados. Ou seja, enquanto a nossa carteira não gere PROVENTOS (RENDA PASSIVA) suficiente para comprarmos o que queremos, AINDA NÃO CHEGOU O MOMENTO de pararmos o processo, portanto, não podemos justificar a procrastinação do mesmo, independente do desejo ou da vontade que tivermos de realizar algum sonho ou desejo. 

Lembre-se que: OS DESEJOS SERÃO SATISFEITOS, a medida que a CONSCIÊNCIA AFLORA e as importâncias se organizam dentro de uma prioridade CONSCIENTE em nós mesmos. Se algo é trivial ou supérfluo, PODE ESPERAR, nossos Investimentos ou processo de libertação NÃO PODE ESPERAR, TEM QUE SER AGORA ! Assim sendo, você que já tem mais experiência de mercado, aproveite para acelerar e não procrastinar.. Utilize o poder soberano da própria consciência para dizer NÃO A PROCRASTINAÇÃO.

PROCRASTINAÇÃO PARA OUTRAS ÁREAS DA VIDA:

Assim como no mercado financeiro, percebemos esta característica, A Procrastinação também ocorre em outros aspectos da vida. É fácil identificá-la. Observe em você mesmo, momentos em que “adia” aquilo que não pode ser adiado. Uma dica importante e de fácil execução para ajudar você a vencer a Procrastinação é:

a) UTILIZE UMA AGENDA – Agende previamente estabelecendo prioridades em suas atividades diárias. No dia em questão, comece executando a primeira tarefa do dia e só passe para a segunda tarefa quando CONCLUIR  a primeira.

b) A última tarefa do dia, deve ser o agendamento das tarefas do dia seguinte ou próximos dias. Assim, portanto, você conseguirá organizar todas as atividades da sua vida, gerenciando melhor seu tempo.

c) Compreenda e separe, ATIVIDADES PROFISSIONAIS de ATIVIDADES DE ENTRETENIMENTO. Isto mesmo, ao separar o tempo para os afazeres profissionais e os momentos de prazer e laser, você conseguirá também manter o foco.

d) Discipline-se a INVESTIR na mesma época periodicamente. Se a tua organização segue o Método Viver de Ações, você fará 1 única operação de investimentos a cada mês. Discipline-se em fazer sempre na mesma data, para você tomar os Investimentos como um COMPROMISSO com você mesmo, como uma “conta que você precisa pagar para você mesmo”.. isso ajudará a não procrastinar mais.

Espero que você tenha gostado do artigo, convido você a conhecer os links abaixo:

Conheça o Método Viver de Ações Oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=lauyJDOp1T4

Conheça o curso Renda Permanente com Fundos Imobililários:
https://www.youtube.com/watch?v=YpOKa9ceT4s

(Os links de aquisição para os cursos, estão nas descrições dos vídeos respectivos)

Essa é a Corretora de Valores que eu Considero a Melhor do Brasil e Recomendo a todos os meus seguidores:
https://www.youtube.com/watch?v=vfvJdFSlNNI

Um abraço,
Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com
➤ Inscreva-se no Blog Aprenda Investimentos!!!

 

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11