Por que existe a bolsa de valores?

A grande parte dos brasileiros não têm conhecimento ou não se interessa acerca da importância da bolsa de valores para a economia mundial e por conta disso, acaba perdendo a oportunidade de obter maiores rendimentos. Isso ocorre muitas vezes por falta de conhecimento sobre como funciona a negociação.

Mas, afinal de contas, por que foi criada a bolsa de valores? O que realmente é a bolsa de valores? Para que ela serve? Por que as empresas vendem suas ações na bolsa de valores?

Com o objetivo de esclarecer essas e muitas outras dúvidas, nós fizemos esse post, que traz para você algumas informações básicas que irão te deixar informado sobre esse mercado que negocia ações e ampliar as suas possibilidades de aumentar os rendimentos.

 

Por que foi criada a bolsa de valores?

A bolsa de valores existe para possibilitar que várias empresas vendam parte de suas ações e títulos num mesmo local, seguro e que os movimentos dos valores associados a elas sejam capturados através de índices conhecidos como os Índice de Bolsa de Valores.

 

O que realmente é a bolsa de valores?

De maneira genérica, podemos dizer que a bolsa de valores é um tipo de instituição que organiza e negocia o mercado de ações e títulos que, de certa forma, representam o capital das empresas participantes.

Então, quando uma pessoa adquire ações de determinada organização, está se tornando sócia da companhia em questão, já que passará desde então a participar dos seus lucros e também, em momentos mais difíceis, dos seus prejuízos.

 

Como funciona a bolsa de valores e qual o seu principal objetivo?

O principal objetivo desse mercado é que as negociações sejam feitas em um local seguro e que te dê a garantia de que a empresa que venha a te vender as ações, ou os títulos, te entregue a sua parte cabida nos lucros, bem como nos prejuízos.

Essas negociações devem ocorrer de forma que sejam assegurados a eficiência do processo e que seja justa para ambas as partes envolvidas. Além disso, a bolsa de valores permite que as ações sejam guardadas em segurança, ficando sob a custódia das corretoras.

 

Por que as empresas vendem suas ações na bolsa de valores?

Uma organização vende ações que representam parte de seu capital, com o objetivo de levantar dinheiro para investir em seu próprio desenvolvimento e também na implantação de novos projetos.

As ações são então emitidas e disponibilizadas por meio das corretoras na bolsa de valores para que os investidores, caso tenham interesse, as compre.

Dessa forma, quanto mais ações são emitidas, disponibilizadas e por consequência disso, compradas, mais dinheiro a organização consegue injetar em benefício dela mesma e de seu desenvolvimento, com isso ela ficará mais bem vista no mercado e lucrará mais. Em outras palavras, a empresa fica mais visível.

 

O que acontece depois da compra e da venda de tais ações?

Logo depois que a negociação é concretizada, o valor referente a movimentação das ações será debitado da conta do comprador em até 3 dias úteis após a concretização, e dentro do mesmo prazo, o vendedor (antigo dono da ação) receberá o valor também em sua conta.

Em algumas situações, a negociação ocorre de forma tão rápida, que o comprador não chega a pagar e nem a receber os valores referentes as ações, apenas cai em sua conta o valor que for referente ao lucro ou prejuízo do negócio. Essa situação é conhecida no mercado acionário como alavancagem.

Você sabia que a bolsa de valores não serve apenas para comprar ações?

Esse é um dos fatos que muita gente desconhece. Afirmar que fez um investimento na bolsa de valores não significa somente que o investidor efetuou a compra de ações pois, existem várias outras opções de negócios.

Nesses mercados também são vendidos os seguintes papéis: os títulos de renda fixa; os contratos futuros de commodities; os contratos futuros de moedas; os contratos futuros de índices, além de variadas opções de ações.

 

Conclusão

Como pudemos ver, fazer investimentos na bolsa de valores é um procedimento totalmente seguro, uma opção rentável e que possibilita rendimentos muito bons, especialmente quando se trata do longo prazo, porém poucos brasileiros toma a decisão de entrar nesse mercado por falta de conhecimento. 

A bolsa existe para nos possibilitar conhecer empresas e facilitar as negociações de suas ações ou títulos, de forma acessível a quem se interesse.

A compra e a venda dependem de um conjunto de variáveis e que envolve também, o destaque e o prestígio da organização no mercado mundial.

Com as dicas que te demos nesse post você já tem as informações básicas para começar a fazer o seu planejamento, amadurecer sua ideia sobre formas de investimento e começar a investir nas empresas que mais te interessem. O que você está esperando?

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11