Mercado Financeiro – A “Pílula Vermelha”

Mercado Financeiro - A Pílula Vermelha

Mercado Financeiro, A Pílula Vermelha, uma metáfora utilizada no filme “The Matrix” (1999), que cabe ao contexto econômico-social do nosso país e que irá abrir seus olhos a uma realidade pouco percebida.

Assim como no filme Matrix, todos nós questionamos a realidade em que vivemos a todos os momentos. Especialmente no que se refere a economia e ao mercado financeiro que praticamente coordena todas as movimentações sociais atualmente em nosso mundo. 

É algo que afeta todos os seres humanos conscientes das limitações financeiras que possuem ou da escassez inerente a todos os processos da vida humana. O que vale mais “SER” ou “TER” ?

Este é o mesmo “ser ou não ser” da filosofia clássica, abordada de forma alegórica pelo filme, assim como Platão descreve em sua obra:  “A República“, onde dissertou sobre “o mito da caverna”, e que em realidade é quase como uma “angústia” inerente a todos os seres inteligentes, uma “farpa” que nos incomoda, que nos faz sentir como “Alice no país das maravilhas“, pacientemente esperando “acordar de um sonho” infinito…

Existe uma relação direta, entre este “mito filosófico” abordado tanto no filme como em vários outros livros de nossa história, e a forma em que estruturamos nossa vida social e econômica.

Trazendo para nossa realidade econômica atual, nos vemos imersos a um sistema de ilusão e sonho que inegavelmente se “apoderou” de 99,999% das pessoas deste planeta.

Antes de prosseguirmos com o objetivo deste artigo, que é justamente relacionar o mito aos processos psicológicos e financeiros do brasileiro, eu gostaria de pedir que assistam a esta pequena parte do filme,

É rápido ok ? Assiste aí embaixo e em seguida continue lendo o artigo até o fim, você irá se surpreender:

Vídeo: A Pílula Vermelha.

https://youtu.be/QpY68E7xis0

O vídeo acima contém parte do filme “The Matrix” e serve como uma “metáfora” relacionada ao questionamento sobre a realidade.

Como o filme gira em torno de vários pensamentos filosóficos, acho que tem muito sobre abrir a mente e tentar ver a realidade que é mostrada. Como em “A Caverna” de Platão, onde o escravo que se libertou da escuridão da caverna, pode ver a luz e o mundo fora dela, ele conseguiu ver que não existia apenas aquela parede no escuro. O Morpheu da essa chance de visão para “Neo” (Neófito ???),  Acho que a pílular vermelha representa liberdade de pensando, novas visões do mundo para poder compreender melhor a vida.” (extraído da Internet, autor com nickname Creepy Crawler)

No contexto social e econômico que vivemos atualmente, estamos semelhantes ao filme, imersos em regras ilusórias que muitas vezes tomamos como verdade.

Durante anos, fomos enganados com relação a finanças e economia. A informação, o grande valor de todas as sociedades humanas, sempre foi suprimida por aqueles que a detinham. Nunca nos permitiram compartilhar desta fonte de poder.

A sede e a ganância de alguns, fizeram com que a realidade ficasse a disposição apenas de uma minoria humana. Hoje em dia, menos de 1% da população do mundo, detém 40% da riqueza mundial, conforme estudo publicado na BBC.:

Observem o link a seguir: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/03/090324_desigualdadeestudo_rw.shtml

Dois quintos da riqueza mundial estão concentrados nas mãos de 37 milhões de indivíduos, ou 1% da população adulta, segundo indica um estudo da Universidade das Nações Unidas lançado em Londres. Se considerados os 10% mais ricos do mundo, a proporção da riqueza mundial nas mãos desse grupo é de 85,2%.

Na outra ponta, os 50% mais pobres do mundo são donos de apenas 1% da riqueza global. O estudo, compilado no livro: Personal Wealth From a Global Perspective; (Riqueza pessoal a partir de uma perspectiva global), é a mais ampla iniciativa para investigar o tamanho da desigualdade na distribuição da riqueza pelo mundo. 

Você acha que isso é por acaso? Não, isso é planejado ! Não existe interesse por parte dos governantes e líderes mundiais em mudar esta situação.

Como uma verdadeira “Matrix” financeira, você é iludido e enganado, e o que é pior, acreditando que o que te divulgam é verdade a cerca de investimentos.

Sempre se soube que “a informação“, atualmente é uma das maiores “fontes de poder” que o ser humano pode possuir em uma sociedade econômica-monetária, mas a informação por si só não dá poder as pessoas… Explico: É o uso da informação que dá poder, ou seja, como eu utilizo as informações que eu obtenho, como eu consigo me relacionar com a mesma e QUAL A AÇÃO, QUAL A ATITUDE eu irei tomar frente a informação que eu detenho.

Será que devo confrontar esta informação com a REALIDADE ? Tomo a pílula vermelha ? Ou permaneço iludido, acreditando no que quiser acreditar, porém sem condições de me movimentar por mim mesmo, livre das amarras invisíveis dos sistemas implantados ?

No que se baseia o Sistema Financeiro Mundial e Consequentemente como isso afeta o Mercado Financeiro

O sistema financeiro incentiva indiscriminadamente O USO DO CRÉDITO, e através de formas de financiamento, “criam” uma retroalimentação para se auto-sustentar, e isso gera o que eu chamo de VAMPIRIZAÇÃO ECONÔMICA.

Sempre que você utiliza o crédito (em forma de financiamentos, empréstimos, cartão de crédito, cheque especial, e etc) você está cedendo às instituições financeiras, a sua “força vital econômica” em troca de algo que está adquirindo, pagando a prestações intermináveis, mas que jamais teria condições de adquirir a vista ou sem o uso do crédito.

Você já se deu conta de que, quando compra um carro em 60 vezes (5 anos) está pagando em formas de “juros e/ou taxas”, as vezes duas vezes ou até três vezes mais do que o carro vale realmente ?

A maioria de nós, cresceu sendo:

a) Escravo de financiamentos e prestações intermináveis para comprar os bens que gostaria. Mais de 90% da população brasileira é escrava do crédito. Usa sistemas de financiamento com “juros abusivos”, empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito, etc. Os juros dos mesmos chegam a patamares estratosféricos. Cerca de 400% ao ano e em alguns casos até mais do que isso.

b) Não sabendo a diferença entre poupar dinheiro e investir. Você sabe qual é a diferença ? 

c) Acreditando que Caderneta de Poupança é a forma de investimento mais segura e indicada que existe e que Ações da Bolsa de Valores é uma modalidade de risco altíssimo, só para experts e que precisa de muito dinheiro para trabalhar com este mercado

d) Acreditando que a maneira mais fácil de comprar a casa própria é pelo “Minha Casa, Minha Vida” ou algum sistema semelhante. 

e) Acreditando que comprar um carro financiado em 60 vezes é um ótimo negócio.

f) Pensando que se não comprar em prestações o celular de seus sonhos, você já mais conseguirá obtê-lo.

E etc…

Quando você pergunta ao seu gerente bancário o que fazer para “economizar” dinheiro, a primeira coisa que ele te oferece é um “título de capitalização” e em muitas vezes você acredita ou acreditou que fosse um excelente negócio.

Você acredita ou acreditou que fazer um “consórcio” seria uma alternativa excelente para economizar dinheiro e conquistar o que tanto quis.

Lamento em te dizer agora,,, VOCÊ FOI ENGANADO. Assim como 99% da população brasileira. E se você por acaso continua a pensar assim, você ainda está “preso na Matrix” criada propositalmente para te aprisionar.

Para sair da enrascada, o primeiro passo é deixar de ser “escravo do sistema” e isso se inicia quando você DECIDE (trata-se de uma decisão pessoal), pensar e analisar por si mesmo. Você irá perceber que a informação divulgada pela mídia, pelo governo, pelas instituições financeiras, não tem o interesse em te libertar, em permitir que você construa patrimônio sólido, riquezas que te permitiriam viver de renda, livre, completamente independente do sistema em questão.

Ao contrário, a mídia, o governo, as instituições financeiras, querem que você permaneça preso ao sistema para “ajudar a alimentá-lo” e assim eles poderão continuar vampirizando você.

Você precisa compreender de uma vez por todas que “o sistema” financeiro está CONTRA você, e quer que você permaneça ajoelhado, sem partir para uma reformulação de pensamento mais efetiva. E você ao utilizar as modalidades tradicionais do sistema, não consegue transcender o mesmo, isto é, SUPERAR a capacidade de construção patrimonial que você mereceria ter.

Porém ao utilizar as “ferramentas corretas“, você pode não só libertar a sua mente, como também seu processo de construção financeira e assim ultrapassar e muito aquilo que o sistema propõe.

Poderá usar o sistema A SEU FAVOR, e se você não consegue se livrar do mesmo, pode ao menos se transformar em Mestre e Senhor da sua própria vida, utilizando as regras sistêmicas da nossa sociedade econômica e do Mercado Financeiro para usufruir de uma liberdade ainda nunca experimentada.

O Objetivo é que você consiga ENXERGAR A REALIDADE, libertar-se da “Matrix Financeira” que te aprisiona; e então possa tomar as decisões por si mesmo, de forma assertiva, coerente, útil e produtiva, a melhorar a sua própria qualidade de vida, a qualidade de vida de sua família e da comunidade em que vive.

Conheça o Método Viver de Ações.

Inscreva-se no canal Aprenda Investimentos, no Youtube.

Inscreva-se na minha fã page no Facebook.

Se você quiser conversar sobre este assunto, sobre o Mercado Financeiro, sobre Investimentos em geral,  entre em contato comigo pelas redes sociais, pela página de contato deste blog ou pelo meu email que está logo abaixo.

Um abraço e Sucesso a todos,

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com

 

 

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11