Onde a BOVESPA impacta a sua vida

Muitas pessoas não sabem, mas a cotação BOVESPA exerce forte influência de forma direta e indireta no nosso cotidiano.

Porém essa influência não é notada de imediato, especialmente para os que não conhecem nada acerca do mercado financeiro, o que ocorre por diversos fatores. Mas de fato, o que é a BOVESPA?

Quais são os impactos da BOVESPA na economia brasileira? Por que eu deveria me importar com esse índice? Caso você seja um leigo nesse assunto, continue lendo esse post pois, traremos informações básicas para que você possa compreender esses e mais questionamentos acerca desse importante indicador de confiança para a economia e a política do nosso país.

 

De fato, o que é a BOVESPA?

A Bolsa de Valores de São Paulo é um dos índices que informam como está ocorrendo o desempenho médio das cotações das ações negociadas no pregão.

A BOVESPA, que atualmente envolve a BM&F, e que é a Bolsa de Mercadorias e Futuros, também engloba a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, muito conhecida pela sigla CETIP, se transformando na B3: Brasil, Bolsa, Balcão.

A cotação da BOVESPA é o mais expressivo e importante indicador de confiança a nível de Brasil e, quando ela está operando em alta, é o mesmo que dizer que o futuro do país, em termos econômicos, pode ser considerado como sendo muito confiável.

Em contrapartida, em ocasiões de ocorrência de crise financeira e política no país, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo passa a operar em baixa, indicando que as empresas que estão listadas nesse índice, que geralmente são reconhecidas como líderes de setores economicamente importantes, estão com lucros reduzidos ou até mesmo em prejuízo, ocasionando como consequência disso, perdas para os seus investidores.

Quais são os impactos da BOVESPA na economia brasileira?

Em casos onde o índice da BOVESPA opera em baixa, a principal consequência é a perda da confiança no mercado do país, de modo que reflete em todos os aspectos da economia, chegando a incidir de forma mais direta na oferta de empregos, assim como na renda e na demanda por serviços de toda sociedade.

Sendo assim, as empresas chegam ao ponto de precisar reduzir gastos, precisando tomar decisões cruciais como por exemplo, a necessidade de demitir funcionários e, com isso, aumentando o nível de desemprego e causando redução na renda da sociedade.

Por outro lado, esse acontecimento também causa forte impacto na demanda por produtos do atacado e varejo, o que também interfere negativamente no número de empregos disponíveis, ou seja, diversos setores são afetados.

Então, mesmo que você não participe do mercado de ações, as mudanças que ocorrem na Bolsa de Valores de São Paulo, podem afetar a sua vida, talvez não de forma imediata, mas as oscilações vão interferir indiretamente no seu dia a dia.

 

Por que eu deveria me importar com o índice BOVESPA?

Como vimos, mesmo que você não seja dono de ações das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, é importante que você esteja atento aos movimentos que ocorrem nela.

Além disso, é importante frisar que investir nesse tipo de mercado traz diversos benefícios, especialmente a longo prazo e que, podem de uma maneira ou de outra, te ajudar a aumentar o seu patrimônio.

Dentre os principais benefícios de fazer aplicações em ações da bolsa, podemos indicar o poder de resgate do dinheiro investido a qualquer momento que você queira, além das isenções no imposto de renda.

Mas é importante estar ciente de que os lucros advindos da BOVESPA não são instantâneos, justamente por se tratar de um mercado onde ocorrem mudanças constantes.

Então, as negociações de compra e venda devem ser bem orientada, analisadas e as empresas que te interessam devem ser estudadas antes de concretizar qualquer negócio, pois se trata de um investimento de risco.

Conclusão

Partindo do princípio de que a economia brasileira está ligada diretamente as variações da Bolsa de Valores de São Paulo e que os juros da poupança rendem muito pouco (em termos de investimentos), é importante acompanhar os índices da BOVESPA, pois pode ser um bom negócio para alcançar maior lucratividade a longo prazo, além de ser um alerta sobre a parte financeira de política do país.

Os fatores que levam os índices da Bolsa de Valores de São Paulo a subir ou descer, não acontecem por acaso e nem do dia para a noite, existem diversos aspectos associados a economia que colaboram com a oscilação dos preços.

Portanto, o índice da BOVESPA, ou IBOVESPA, tem mais impacto na sua vida do que você pode imaginar, incidindo no seu dia-a-dia seja direta ou indiretamente. Sendo assim, estar atento a esse indicador é uma das maneiras mais seguras de estar sempre a par da real situação econômica e política brasileira.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11