O QUE SÃO ETFS? ENSINAMOS TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

 O mercado financeiro contém uma ampla gama de opções de investimento, muitas das quais se enquadram na categoria de “renda variável”. 

Ao passo que tem se tornado cada vez mais popular entre os investidores empregar ETFs (também conhecidos como Fundos de Índice) como um veículo de investimento.

Os ETFs são o tema do artigo de hoje devido à sua importância para os investidores.

Continue lendo para saber mais sobre ETFs e os fundos de índice mais populares no mercado brasileiro. 

O que são ETFs?

Os investidores podem comprar e vender ETFs, ou Exchange Exchanges Funds, que replicam índices específicos do mercado, como o índice Ibovespa, na Bolsa de Valores e mercados de balcão, e são negociados como ações. 

Como o objetivo deste tipo de investimento é espelhar o índice ao qual está vinculado, a composição do ETF tende a espelhar a composição do índice.

Os ETFs são capazes de oferecer aos investidores uma carteira diversificada de ações sem a necessidade de investimentos individuais nas ações constituintes do índice. Os investidores podem diversificar suas carteiras com um investimento simples e de baixo custo.

Você também deve negociar na Bolsa de Valores para investir em um ETF, ao contrário de outras formas de fundos, que precisam de um investimento.

Assista a aula grátis exclusiva sobre ETFs americanos e como investir.

Como funcionam as ETFs?

Vamos seguir a linha de metáfora usada por ela no vídeo para explicar melhor: Um fundo negociado em Bolsa de Valores é, na verdade, bastante fácil.

Por exemplo, imaginemos que você pretende almoçar em algum lugar. Você pode escolher entre buffet a kg ou um rodízio de pizza. Bem como no buffet a kg você também poderá escolher entre uma variedade de alternativas.

Além disso, usando o home broker (um sistema que permite a negociação de ações e outros ativos financeiros) de sua corretora, você pode olhar para uma ampla gama de ações e determinar em quais você quer investir. Você também pode comprar um, dois ou quantos você quiser.

Em um rodízio de pizza por outro lado, permite que você tenha tanto ou tão pouco de cada sabor quanto quiser, sem ter que tomar uma decisão.

É como uma ETF em que você não tem que escolher um estoque específico, mas recebe um pouco de tudo, com base no índice que você selecionou para rastrear.

Se você é fã da pizza italiana, você consumirá o que for mais popular na época. Toda pizza italiana é um estoque e, neste caso, você está no fundo da lista.

Por que investir em um ETF?

Você pode começar a diversificar sua carteira de investimentos com ETFs, o que lhe permite explorar novas vias de renda com menos risco.

Isto não implica, no entanto, que estes investimentos sejam completamente livres de risco. Como em qualquer forma de renda variável, os ETFs podem ser voláteis. Se uma empresa é frequentemente negociada, isso não significa que ela tenha um bom desempenho garantido.

Ainda há uma pequena probabilidade de que uma ETF feche de forma negativa, especialmente se você não tiver o conhecimento para fazer uma avaliação adequada da situação.

Além disso, os gastos com administração, corretagem e emolumentos são reduzidos.

As ETFs, ao contrário dos fundos tradicionais, têm taxas de administração substancialmente mais baixas, variando de 0,2% a 0,6%.

A B3 e o corretor de investimentos cobram uma única taxa pelos serviços de corretagem e remuneração que prestam (e não de ação em ação, como seria o caso de compras individuais).

Os ETFs do mercado brasileiro

Os investidores podem escolher entre uma ampla gama de ETFs, incluindo ETFs de títulos, ETFs de renda fixa, ETFs de segmento, ETFs de commodities e ETFs de moedas, para citar apenas alguns. Os fundos de índice mais populares no Brasil, por outro lado, são os ETFs de ações.

Em 2004, foi lançado o primeiro ETF no Brasil. Tanto pequenos, médios e grandes investidores tiveram acesso a um total de 15 modelos de fundos negociados na bolsa brasileira B3 no segundo semestre de 2018.

A seguir, uma lista de alguns dos fundos de índice disponíveis para os investidores brasileiros.

BOVA

O fundo de índice BOVA, ou BOVA 11, é uma referência ao índice Ibovespa, que é composto por empresas significativas negociando na Bolsa de Valores brasileira. 

Além disso, o BOVA foi lançado em 2008 e consiste principalmente de ações de empresas bancárias, de energia, de mineração e de bebidas.

BOVV

O índice do Ibovespa é espelhado por um ETF conhecido como BOVV11, que é feito de negócios que compõem cerca de 80% da atividade comercial diária do B3, Em 2016, o BOVV11 foi colocado no mercado.

SMAL

O SMAL trata-se de um fundo de índice que acompanha o desempenho do Índice BM&Fbovespa Small Caps, que é uma medida do desempenho das empresas brasileiras de Small Caps na bolsa brasileira. As ações de menor porte compõem a carteira teórica do SMAL11 ETF, que foi listada pela primeira vez em 2008.

DIVO

DIVO11 (ou só DIVO) é um ETF que imita um índice B3 chamado índice IDIV, que é construído de empresas que ofereceram os maiores rendimentos de dividendos nos últimos dois anos antes da criação da carteira de ativos. As empresas dos setores de energia, telecomunicações e serviços financeiros compreendem a maioria do DIVO11.

IVVB11

Uma ETF baseada no índice S&P500, o IVVB11 (também conhecido como ISHARES S&P 500) tem a tendência de rastrear o S&P500 em Reais. Apple, Amazon, Facebook, Microsoft, Google e outras grandes corporações estão incluídas na carteira de empresas da ETF.

Esta e outras ETFs brasileiras podem ser acessadas no site da Bolsa de Valores B3.

Como funciona a gestão dos ETFs?

Ao contrário da gestão ativa, as ETFs utilizam a gestão passiva, que consome menos tempo e, conseqüentemente, é mais econômica.

A BlackRock, a maior gestora de ETFs do mundo, gerencia ETFs muito como qualquer outro fundo.

Quando se trata de administrar fundos e ETFs, há uma grande diferença entre os dois: As ETFs têm gestão passiva, enquanto os fundos têm gestão ativa, onde o gestor se esforça para superar o mercado (o que aumenta as taxas e impostos).

As ETFs são projetadas para imitar o desempenho de um índice e não para superá-lo, que é exatamente o que é a gestão passiva.

Nesta situação, o gerente pode aumentar o retorno reinvestindo alguns dos dividendos da empresa. É importante estar atento a estas questões e entender que talvez não obtenha os dividendos que são distribuídos.

Como investir em ETFs?

As ETFs podem ser compradas ou vendidas através do corretor de sua casa.

Investir em ETFs, como você já viu, permite que você aproveite a volatilidade do mercado de ações enquanto limita sua exposição a uma única ou poucas empresas.

Vamos dar uma olhada em como começar a investir em ETFs e como escolher o melhor.

Clique aqui e assista a aula grátis sobre ETFs americanos.

Qual a melhor forma de usar os fundos de índice na sua carteira?

Para diversificar sua carteira de ações, você pode utilizar fundos de índice.

Você também pode utilizá-lo para começar no mundo da renda variável, pois possui ações que são referenciadas por um índice.

Com ETFs, você pode se familiarizar com o home broker, aprender como comprar e vender ações, decifrar os códigos e considerar as opções. 

Cabe então a você decidir se quer investir em ETFs, ou se quer negociar ações por conta própria. Tudo depende de sua estratégia e de seus objetivos.

Por fim, se você gostou deste artigo e o achou útil, compartilhe-o com seus amigos!

Agende sua aula grátis sobre investimentos em ETFs americanos: https://aprendainvestimentos.com/online/aulaexclusiva-etfsgw1/?src=blog&sck=menu

Abra sua conta na melhor corretora de Forex: https://secure.w7bt.com/open-live-account?ib=269010

Conheça o Renda Permanente com Fundos Imobiliários: https://aprendainvestimentos.com/online/renda-permanente-fiis/

Siga no Instagram: @aprendainvestimentos

Curta a página no Facebookhttps://www.facebook.com/aprendainvestimentos

Um abraço,

Tiago Lacerda

tiago@aprendainvestimentos.com

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11