Se você não entende muita coisa sobre economia, mas entende que precisa estar a par dos principais conceitos que envolvem a economia para se dar bem em vários aspectos da sua vida, você está no lugar certo!

Nesse post vamos te explicar da melhor e mais simples forma possível o que é a economia, como ela afeta a sua vida em várias áreas e como você pode usá-la a seu favor. Então, continue lendo e aproveite as nossas dicas.

Mas afinal de contas, o que é Economia?

Apesar de muitas pessoas acharem que se trata de um assunto complicado e difícil de compreender, tudo na vida humana gira em torno da economia.

Para começar, é importante saber que essa é uma ciência que se preocupa em estudar as maneiras como o indivíduo consegue relacionar as suas necessidades com os recursos que se encontram disponíveis e assim, satisfazê-las levando em consideração o meio no qual ele está inserido.

Olhando por outro aspecto, a economia também atua ativamente na análise da produção, distribuição e consumo dos bens e dos serviços.

Então, podemos dizer que se trata de um amplo campo de estudo, mas em linguagem mais simples, podemos afirmar que um dos principais focos da Economia é tentar explicar o funcionamento do sistema econômico e as relações estabelecidas entre os agentes participantes desse sistema.

Além disso, a Economia também procura a melhor solução ou até mesmo a cria para resolver determinadas complicações e problemas que possam vir a existir nessa área.

É Economia que nos ajuda a fazer as melhores escolhas antes de fazer um investimento na bolsa de valores, por exemplo, ou então, quando desejamos vender ações.

Como a Economia pode afetar a sua vida em várias áreas?

Para que os problemas de caráter financeiro sejam minimizados ou eliminados, a Economia está sempre fazendo análises acerca do que produzir, em qual momento produzir, em qual quantidade produzir e para quem destinar determinada produção.

Em função disso, as decisões tomadas nesse campo afetam várias áreas da vida de qualquer ser humano, como por exemplo as áreas da saúde, educação, cultura, religiosa, industrial, política e as relacionadas a instituições sociais, dentre diversas outras que possam existir.

Divisão da Economia e suas principais características

Mediante da aplicação das suas teorias, a Economia enquanto ciência, se divide em dois ramos, que são a microeconomia e a macroeconomia.

Sobre a microeconomia, de forma resumida, podemos dizer que é a divisão que se preocupa com comportamentos individuais, ao passo que a macroeconomia, é a parte da Economia que está voltada ao estudo do conjunto de comportamentos individuais.

Então, a microeconomia está direcionada a uma perspectiva mais individual, ao passo que a macroeconomia visa uma situação mais generelizada.

Como a Economia afeta a sua vida em específico?

Trazendo esse nosso papo para a realidade atual, um bom exemplo prático de como a Economia afeta a sua vida, é o de quando os juros sobem.

Especialmente em casos onde existe dinheiro aplicado em investimentos a longo prazo, os investidores indicam que é o momento ideal para investir ainda mais, principalmente em títulos, já que nessas condições o rendimento está mais atrativo.

Sabendo disso as pessoas começam então a comprar ações, fazer diversos tipos de investimentos com o objetivo de gerar renda e aumentar o seu patrimônio.

 Em contrapartida, na ocasião na qual a taxa de juros começa a cair, os investidores não se sentem seguros em relação aos rendimentos dos seus fundos, podendo então efetuar a venda dos títulos, ações ou qualquer que seja o investimento.

Dessa forma, com os movimentos de compra e venda dos investimentos, a economia movimenta a vida no mundo.

Essa queda ou alta dos juros influencia de maneira direta ou indireta no nosso cotidiano, por exemplo no corte de gastos dentro de uma organização, assim como no incremento de sua produção,  na redução ou no aumento do número de contratações de um empresa, nos valores que são praticados no mercado da bolsa de valores, nos preços das ações dos investimentos sejam a longo ou curto prazo.

Como você pode usar a Economia a seu favor?

Os conhecimentos relativos a economia, são de grande importância para a vida em sociedade e sua aplicação no cotidiano pode nos ajudar tanto a aumentar o patrimônio, quanto evitar a sua desvalorização.

Compreender os fatores que levam os preços a subirem ou entrarem em queda pode te livrar de grandes prejuízos.

Conclusão

Como pudemos ver, a Economia é uma ciência bastante interessante e que possui um campo de estudo muito grande. Através de suas teorias conseguimos fazer melhores análises para tomar as decisões corretas e conduzir a gestão do nosso patrimônio de forma mais consciente. 

Sendo assim, estar a par dos direcionamentos que a Economia pode oferecer é uma forma vantajosa de se dar bem na vida financeiramente. Que tal aprofundar  um pouco mais os seus estudos nessa área e começar a prosperar nos negócios?

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11