Mercado de Ações: conceitos e definições

Muitas pessoas se interessam muito acerca do assunto mercado de ações. Esse tema costuma despertar o interesse pois está diretamente relacionado a conseguir construir riqueza, aumentar o patrimônio e ter uma vida muito confortável.

Porém a falta de conhecimento faz com que muitas vezes o mercado acionário não passe de um sonho distante. Você conhece todos os conceitos que envolvem o mercado de ações?  Como funciona este mercado? Ainda não sabe, mas gostaria de saber? Então você está no lugar certo!

Preparamos uma espécie de guia para te apresentar de modo simples o tão famoso e desejado mercado de ações, não deixe de ler!

 

Para começar, vamos te explicar o que são ações?

Antes de responder todos esses questionamentos, essas perguntas, devemos saber primeiro o que de fato é uma ação, certo? De forma bem resumida, podemos dizer que as ações podem ser definidas como sendo pequenas partes do capital social de uma empresa.

Em outras palavras, as ações são porcentagens de poder e dão ao seu portador alguns direitos sobre os ativos e lucros da companhia. Então quanto maior o número de ações que adquire de determinada empresa, maior será a sua participação acionária, entendeu?

Nesse sentido, para comprar ações você deve levar em conta a saúde da empresa da qual você deseja ser sócio. Por isso, preste atenção: você não se tornar acionário de qualquer empresa listada no pregão!

Afinal de contas, você não gostaria de se tornar sócio de um negócio que tenha muitas dívidas e que possa te causar prejuízos enormes tanto no presente quanto a longo prazo não é mesmo?

 

Por que as empresas vendem pequenas partes de si mesmas? Por que as pessoas se interessam em comprar ações?

Esse é um questionamento muito comum e também importante. Como já temos uma ideia do que é uma ação, você compreenderá mais facilmente esse tópico. Toda empresa precisa de dinheiro, mesmo que não seja para reparos de caráter emergencial, as companhias sempre visam o crescimento do seu negócio e o melhoramento dos aspectos de sua produtividade.

Para isso, são disponibilizadas as suas ações no pregão: tanto para ajudar a empresa na captação de recursos de forma mais barata, quanto para dar um “destino” aquele seu dinheirinho que está sobrando e, te gerar renda.

Vender parte de suas ações é uma opção bem mais barata para as companhias do que tomar empréstimos com os bancos. Por outro lado, isso possibilita que você inicie no mercado acionário como uma forma de investimento, o que pode trazer retorno maior, seja pelo pagamento de dividendos, seja com a oscilação nos preços das ações no próprio mercado.

Veja por este exemplo: se você compra uma ação pelo preço de 10 reais e dentro do período de doze meses ela passa a valer 15 reais, é o mesmo que dizer que , você obteve um ganho de 50% em um ano, sem contar com os dividendos pagos pela mesma empresa.

Quais são os tipos de ações e qual a principal diferença entre elas?

Existem algumas categorias de ações que são definidas de acordo com as vantagens que oferecem aqueles que as compram, ou seja, vai depender de qual o seu objetivo. Elas podem ser ordinárias, que dão o poder de voto ao investidor; preferenciais, que visam a formação de renda, já que propicia direito a uma fatia maior dos proventos; Blue Chips, que são emitidos por uma empresa de expressão na bolsa de valores, Small Caps são ações de empresas de pequena liquidez ou as Units, que são conjuntos de ações que podem ser compostas 2 ações ordinárias e 2 preferenciais, por exemplo.

 

Qual é a diferença essencial entre investir em debêntures ou optar por investir em ações?

O investimento feito em empresas, podem ser via ações e as debêntures. As debêntures são títulos de renda fixa que são emitidos pelas empresas e que simbolizam um tipo de um empréstimo do seu dinheiro para o emissor em troca de uma taxa de rendimento pré ou pós-fixada.

Apesar de oferecem mais riscos, pois o investidor entra como um prestador de recursos, quem investe nas debêntures aposta na alta taxa de rentabilidade e ganhos reais. Na contramão disso tudo, as ações possuem renda variável, o que significa dizer que não temos como saber a porcentagem de ganho ou perda ao longo do tempo.

Conclusão

Como vimos, o mercado de ações apresenta um leque de opções e se trata de um ambiente muito próspero, porém é importante reconhecer que para ganhar dinheiro comprando e vendendo ações, você precisará estar a par desse universo e sobre o seu funcionamento.

Neste post vimos informações básicas, mas muito importantes dentro desse tema e temos certeza de que as nossas orientações irão de ajudar a começar com o pé direito nesse mercado tão fascinante.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11