Corretora de Valores, escolha a melhor

Como escolher simplesmente a Melhor Corretora de Valores ?

Atendendo a muitos pedidos, estarei neste artigo, resumindo as principais técnicas, dicas e sacadas para que cada investidor iniciante possa escolher tranquilamente a melhor Corretora de Valores que mais se adapte a sua forma de investir, que mais lhe ofereça vantagens importantes para ajudá-lo corretamente a desenvolver seu patrimônio de forma sólida e blindada.

Antes de continuar, assistam o vídeo a seguir onde exponho detalhadamente os pontos principais que servem como critérios e recomendações para o estudante escolher a própria corretora a fim de iniciar sua construção patrimonial.:

Existem no mercado nacional, inúmeras corretoras de valores, devidamente registradas nos órgãos regulamentadores como CVM, Banco Central, BMF&Bovespa e etc, porém devido a grande quantidade de corretoras, ensinamos aos nossos alunos alguns critérios chaves para que este possa sozinho optar pela que melhor se adapte a sua maneira e ao seu dia a dia.

Antes de mais nada, é preciso saber que escolher uma corretora é OBRIGATÓRIO. Não há como negociar com a Bolsa de Valores, se não tivermos conta em uma Corretora de Valores.

Os Bancos tradicionais, também oferecem as suas próprias corretoras, e indicam aos seus clientes algumas vantagens para que estes optem por permanecer trabalhando TODOS os seus investimentos, dentro do Banco tradicional que este tem conta.

Só que infelizmente, os bancos tradicionais, possuem algumas DESVANTAGENS diante de corretoras independentes. Uma das desvantagens são as taxas administrativas e de custódia. 

Assim sendo, saber optar por uma boa corretora de valores, independente, que não tenha vínculos com instituições bancárias tradicionais pode gerar ao investidor, vantagens tanto em taxas como em suportes direcionados as suas necessidades diárias, facilitando as operações e prestando uma ajuda diária que os bancos tradicionais não conseguem prestar.

A seguir iremos ver uma breve análise de algumas Corretoras de Valores INDEPENDENTES, ou seja, desbancarizadas, que não possuem vínculo com bancos tradicionais e portanto apresentam mais vantagens especialmente aos investidores iniciantes. Se quiserem conhecer a página de cada uma, basta clicar no logotipo respectivo abaixo.

A primeira sugestão que irei apresentar é a Spinelli Corretora de Valores, a corretora que eu próprio utilizo para as minhas operações. Eu já sou cliente da Spinelli Corretora, há vários anos e estou muito satisfeito.

Spinelli Corretora de Valores
Spinelli Corretora de Valores

 O InvesBolsa é a divisão de Home Broker da corretora Spinelli, atuante desde 1953. Possuem como diferencial não cobrar custódia, o Home Broker eleito como o melhor do mercado em 2009 e o atendimento de qualidade. A corretora é a maior administradora de clubes de investimento do mercado, contando com ampla estrutura para a instituição destes. Oferece ainda a área Private, onde podem ser criados fundos exclusivos. É possível conversar com analistas usando o chat do sistema de Home Broker, onde são feitas recomendações de compra e venda durante o pregão. Tem excelentes taxas e um suporte eficiente.

Uma segunda opção também fantástica é a XP Corretora de Valores, da XP Investimentos.

XP Corretora de Valores - XP Investimentos
XP Corretora de Valores – XP  Investimentos

Com o perfil de Shopping Financeiro a XP deixou de oferecer somente os serviços padrões de uma corretora e passou a administrar fundos de investimento, seguros, previdências e outros produtos. Atualmente é a maior corretora do Brasil, tanto na Bovespa quanto na BM&F. Estão presentes por todo o Brasil com mais de 200 agentes autonomos associado. Possui planos de em breve ser a primeira corretora a ter capital aberto na Bolsa. Oferece diversos produtos financeiros, incluindo planos de previdência, além de se destacar por um amplo conteúdo educacional.

Como terceira opção, posso destacar a Easynvest Corretora de Valores que há 40 anos atua no mercado.

Easynvest Corretora de Valores
Easynvest Corretora de Valores

Boas taxas e bom suporte. Durante os primeiros 15 dias de uso, o cliente fica isento de pagar corretagem. Sem complicação.

 

Como quarta opção interessante, sugiro conhecer a TopBroker Novinvest Corretora de Valores

TopBroker Novinvest Corretora de Valores
TopBroker Novinvest Corretora de Valores

A Novinvest Corretora de Valores iniciou suas operações há mais de 40 anos, atuando com foco nos clientes institucionais. Buscando oferecer maiores oportunidades de investimentos aos seus clientes, a Novinvest montou a equipe Top Broker, formada por profissionais qualificado, visando atender clientes pessoa física.

E como quinta opção, apresento a vocês a SpeedTrade Corretora de Valores

Speed Trader Corretora de Valores
Speed Trader Corretora de Valores

A SpeedTrade é o canal de negociação eletrônica da corretora independente H.H. Picchioni. Atuante no mercado desde 1945, possui clientes em todo o Brasil. Oferece flexibilidade para o cliente determinar quais os serviços e ferramentas irá utilizar. 

 

Nestas sugestões acima, acredito que o estudante pode encontrar uma corretora excelente para iniciar suas operações. Obviamente existem inúmeras outras que também são cadastradas e podem ser consultadas no site da BMF&Bovespa. Clique para consultar uma corretora e ver se a mesma encontra-se em uma condição regulamentada.

A REGULAMENTAÇÃO e devido REGISTRO é um dos requisitos fundamentais para certificar o Investidor de que a corretora escolhida apresenta segurança necessária para suas operações e para custodiar seu patrimônio em forma de Ações ou Fundos Imobiliários. Este é o primeiro passo, se não houver registro e regulamentação, ESQUEÇA A CORRETORA EM QUESTÃO e busque outra. Se ela possuir registro e regulamentação então siga em frente.

Vamos recapitular a baixo, os principais pontos a serem levados em consideração na questão “Escolha da Corretora de Valores”.

  1. ESQUEÇA DOS BANCOS TRADICIONAIS. Os bancos privados e públicos brasileiros, que possuem suas corretoras de valores internas, cobram taxas muito maiores do que as corretoras independentes, portanto, pesam no bolso do investidor. Esta é uma dica, uma sugestão, é óbvio que o estudante é livre para escolher a corretora do seu próprio Banco onde possui sua conta bancária normal, se assim quiser, porém é praticamente certo de que as taxas serão bem maiores e o suporte não será tão eficiente como nas corretoras independentes.
  2. ANALISE E COMPARE AS TAXAS. De custódia,  taxas administrativas, taxas de operações e etc. Mesmo entre as Corretoras de Valores privadas e independentes, você perceberá diferenças nas taxas oferecidas. Mas por outro lado, desconfie da que é muito mais barata, pois existe um padrão de mercado que a maioria segue. Muitas vezes eles facilitam em alguma taxa específica e cobram um pouco mais em outras para criar um efeito de compensação. Portanto, analise, perca um pouquinho de tempo comparando, fazendo uma breve pesquisa de preços, mas conforme a dica número 1, os Bancos Privados estão bem acima da média de taxas, cobram muito  caro.
  3. ANALISE AS FERRAMENTAS OFERECIDAS. Para o Investidor de Longo Prazo, que não faz uso da Análise Técnica, não há necessidade de tantas ferramentas assim. Um Homebroker que permita uma visão limpa e uma escolha fácil dos papéis a serem comprados, que possua SEGURANÇA de dados, e INTEGRIDADE de informação, já está ótimo, 99% das Corretoras passam neste quesito, o que será mais sentido para o investidor de curto prazo que necessita de ferramentas gráficas para poder trabalhar. Como este não é seu caso, relaxe. Foque na segurança da informação.
  4. A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE/ATENDIMENTO AO CLIENTE. Isso será importantíssimo especialmente no seu início, onde aparecerão dúvidas, receios e necessidade de confirmações/informações. Portanto, escolha aquela que o SUPORTE/ATENDIMENTO mais lhe conquistou, ou seja, faça um teste, entre em contato com o suporte e converse um pouco, pode não parecer importante, mas no final das contas você perceberá a diferença e ter um bom suporte acaba sendo fundamental em alguns momentos.

Normalmente as Corretoras de Valores, procedem no seguinte passo a passo:

a) Contato onde você irá manifestar o interesse em abrir uma conta na corretora escolhida.

b) Envio da documentação padrão preenchida e de cópia dos documentos civis como, Identidade, CPF, Comprovante de Residência (E passaporte para no caso de estrangeiros). Quando você enviar toda esta documentação para a corretora, depois de um prazo padrão, eles irão comunicar a você por email, os links do homebroker, usuário e senha de acesso.

c) Com o acesso garantido ao Homebroker  (ou página do cliente) você fará seu login e internamente configurará uma segunda senha. A Senha de Operações. Preste muito atenção nisso, esta senha de Operações é análoga a senha do teu cartão do banco, você precisa protegê-la. Lembre-se uma senha de acesso a página e OUTRA senha bem segura e secreta como senha de operação, para confirmar as ordens.

d) Quando estes passos terminarem você já poderá fazer seu primeiro DOC, transferindo um valor DA SUA CONTA BANCÁRIA TRADICIONAL para a CONTA DA CORRETORA. Normalmente fornecem os dados para este DOC, logo na página interna, você terá uma opção do tipo: “Deposite na sua Conta”, ao fazer isso o crédito estará disponível para operação entre 24 e 72h dependendo da Corretora e do Banco que você utilize para transferir os recursos.

e) Quando este valor de depósito estiver disponível, o mesmo aparecerá em seu estrato DA CORRETORA DE VALORES, na página interna do homebroker, e neste momento você já poderá FAZER SUA PRIMEIRA OPERAÇÃO.

Temos um guia de sugestão para os primeiros papeis, baixe aqui mesmo em nosso site.

Se você ainda não se inscreveu em nossos outros canais, nas redes sociais, aproveite. Curta nossa página no facebook, se inscreva em nosso canal do youtube.

Deixe seu comentário abaixo dizendo para nós se estas corretoras indicadas lhe foram úteis ou se você ainda tem uma sugestão diferente. Nós sabemos que existem OUTRAS excelentes corretoras, mas nossa proposta é fazer cada estudante aprender a escolher, portanto optamos por apontar apenas 5 delas.

Comente abaixo o que você achou e qual corretora você está utilizando, se ficar qualquer dúvida, não deixe de escrever.

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Um Abraço e $uce$$o

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11