A Verdadeira História sobre Investir em Ações: Desconstruindo 10 Mitos

Alcance sua Liberdade Financeira - Aprenda Investimentos

 A Verdadeira História sobre Investir em Ações: Desconstruindo 10 Mitos

 
Muitos mitos são criados pelo nosso próprio governo, instituições financeiras e participantes do mercado, especialmente pelos chamados Traders (Negociantes), que compram e vendem no curto prazo. Alguns destes mitos devem ser compreendidos e também desconstruídos, para que possamos ganhar segurança e consistência.
 
A medida que nós esclarecemos e desconstruimos os mitos implantados, nossa segurança pessoal e CONFIANÇA no processo aumentam proporcionalmente. Isso nos trará cada vez mais “consistência” tanto em nossas ações (atitudes) pessoais, como nas Ações (papéis) escolhidos para nos associarmos.
 
Mito 1: Investir em Ações é Arriscado
 
O primeiro grande mito é com relação a questão do risso. É importante compreendermos que
Investir não é Arriscado - Aprenda Investimentos
Investir não é Arriscado – Aprenda Investimentos
Arriscado é diferente de “com risco”. Arriscar-se significa “se expôr ao risco” o que muitas vezes ocorre desnecessariamente, outras vezes a exposição é proposital e calculada, ou seja, o trader neste caso, sabe o nível de risco que está correndo e opta por correr o risco.
Quando temos um risco calculado, esse “arriscar-se” é minimizado. Quando a pessoa que opera o mercado é um Investidor Consistente, a exposição ao risco é minimizada ao máximo. 
 
A partir de critérios de análise, este Investidor opta por não se expor ao risco, escolhendo empresas sólidas, que estejam blindadas.
 
O termo “Negociar” (Trading) tem significado diferente de “Investir”, de forma que o primeiro está atrelado a um risco calculado eminente onde este trader se expõe, calculando os riscos de ganho ou de perda.
 
No caso do Investidor Consistente este risco é minimizado, tendendo a zero, pois as escolhas se fazem de forma a separar Preço de Negócio.
 
Um Investidor Consistente está sempre focado no Negócio Mercadológico da empresa envolvida e visa ganhar por rentabilidade no médio e no longo prazo e não por negociações de compra e venda que são atreladas ao preço obrigatoriamente.
 
 
Mito 2: Preciso de Muito Dinheiro para Investir em Ações
 
Esta informação é a muitos anos divulgada, especialmente pelas instituições financeiras, os bancos e também pela mídia, mas não se trata de uma verdade. É um mito dizer que
Pouco Dinheiro ? - Aprenda Investimentos
Pouco Dinheiro ? – Aprenda Investimentos
precisamos de muito dinheiro para investir em ações.
 
Na realidade, o valor necessário para iniciar um investimento em Ações é o preço de uma única ação no mercado fracionado, mais as taxas envolvidas na operação, o que dependendo da corretora de valores que o investidor escolheu, não passa de 10 reais.
 
Vamos dar um exemplo prático da compra de uma Ação para longo prazo.
 
Digamos que hoje, eu efetuei uma compra de uma única ação da Ambev (ABEV3), que neste dia fechou ao preço de R$ 18,58.
 
Sendo o valor das taxas da operação, em torno de 8 reais (arredondando para cima) eu poderia realizar a compra desta única ação, no mercado fracionado por: R$ 26,58. 
Ou seja, com menos de 30 reais eu já poderia realizar a compra de uma ação consistente como a ABEV3.
 
Algumas empresas consistentes atualmente na bolsa, custam ainda menos que 10 reais, portanto, se você possui um valor de 30 reais mensais, já é possível todos os meses comprar ações consistentes e dar início a sua construção patrimonial a partir de uma carteira consistente e geradora de renda.
 
O mito da necessidade de muito dinheiro ocorre, porque 99% dos investidores da Bolsa de Valores são “traders” isto é, negociantes, que ganham dinheiro nas operações diárias, o chamado intraday.
 
Quando se tem uma margem maior, facilita-se o processo e portanto, nestes casos, é interessante ter mais dinheiro para investir e realizar as operações com quantidades maiores de ações. Mas não é este o caso quando o investidor visa o longo prazo e uma carteira previdenciária (visando aposentadoria, por exemplo).
 
 
Mito 3: Existe o Momento Certo para Investir em Ações
 
Um outro mito facilmente constatado em geral é que existe um momento certo
A hora é AGORA ! - Aprenda Investimentos
A hora é AGORA ! – Aprenda Investimentos
para iniciar o processo de investimento em ações. Volto a dizer que estes aspectos de momento, do tempo, do período etc, são mais voltados aos aspectos do trading, ou seja, das negociações de compra e venda.
 
Quando um Investidor Consistente visa se associar a empesa sólida, o melhor momento é o AGORA. Não há outro momento melhor, pois este Investidor utilizou critérios de análise que o fizeram optar por uma sociedade, quanto antes iniciar melhor.
 
Outra questão importante: não há idade certa para começar, quanto antes melhor. Não é preciso esperar um emprego melhor para iniciar, ou condição financeira melhor para iniciar. Construção patrimonial deve ter início imediatamente quando a pessoa se dá conta da necessidade de fazê-la.
 
A maior arma que um Investidor Consistente pode ter na vida é o Tempo ao seu favor. Warren Buffet, o maior investidor do mundo na atualidade, diz que há 3 coisas que constroem um milionário.: A Oportunidade, o Tempo e os Juros sobre Juros.
 
A Oportunidade é quando esta pessoa aprende uma técnica consistente para investir, o tempo está relacionado a paciência e a habilidade de se manter firme no objetivo e os juros sobre juros garantirão o resto.
 
Portanto o melhor momento é Agora!
 
 
Mito 4: Preciso ser ou preciso da Ajuda de um Especialista para Investir em Ações
 
Investir em Ações é relativamente simples e os critérios de consistência de um negócio são de fácil compreensão.
 
Alguém que seja maior de idade, possua uma conta bancária e conhecimentos básicos de
Conheça os Grandes e Invista como Eles !- Aprenda Investimentos
Conheça os Grandes e Invista como Eles! – Aprenda Investimentos
informática, pode sem problema algum tornar-se um Investidor Consistente. Não há necessidade alguma de ser um especialista.
 
O conhecimento financeiro, vai crescendo com o tempo e com a prática a medida que a pessoa aprende a aplicar os critérios de análise. Isso vai gerando “expertise”, habilidade de perceber o mercado, o chamado feeling financeiro, isto é, uma “intuição” , um “tino”, em relação aos negócios.
 
Esta habilidade irá ajudar o investidor a escolher negócios cada vez mais consistentes e blindados contra crises, contra inflação, etc. E também vai ajudar este investidor a perceber quando este negócio perdeu a consistência e esta sociedade precisa ser desfeita.
 
 
Mito 5: Investir em Ações é só para Ricos
 
Tal como no Mito 2, onde explico que não há necessidade de muito dinheiro para investir em
O que é Riqueza - Aprenda Investimentos
O que é Riqueza – Aprenda Investimentos
Ações, a questão de “riqueza” aqui também passa a ser um mito a ser desconstruido.
 
Nos EUA, muitas donas de casa e estudantes, investem em ações. Definitivamente não são ricos, mas o conceito de “construção de riqueza” também precisa ser compreendido.
 
O conceito de Riqueza não está obrigatoriamente vinculado a quantidade de dinheiro que se tem, mas está muito mais relacionado a capacidade pessoal de lidar com o dinheiro.
 
Vamos explicar melhor.
 
A medida que o investidor constrói uma carteira geradora de renda, os dividendos ganhos serão reinvestidos em parte e a outra parte será usufruida.
 
Especificamente o reinvestimento e o contínuo investir, irá aumentando proporcionalmente o volume de patrimônio deste investidor e também a quantia de RENDIMENTOS que este investidor recebe mês a mês.
 
Chegará o momento que somente esta Renda, será suficiente para este investidor viver, ou seja, ele viverá de renda, não precisando mais do seu trabalho tradicional, alcançando assim a chamada Independência Financeira.
 
Este é o objetivo de todo o investidor consistente. No entanto, é importante compreendermos que não se trata de uma quantidade de dinheiro, pois algumas pessoas vivem com menos outras com mais. A capacidade de se adequar a quanto se ganha e a como utilizar seus recursos será fator determinante para a velocidade desta conquista.
 
Algumas pessoas conseguirão atingir a Independência Financeira em 5 anos, outras em 10, algumas em menos outras em mais, mas o fato é que seguindo o caminho, todos conseguirão! E isso inclui você!
 
 
Mito 6: Não é possível Gerar Renda Mensal com Ações
 
Muitas pessoas se apegam a este mito pelo fato de que algumas ações pagam seus rendimentos apenas anualmente. Porém há aquelas que pagam semestralmente, outras
Luiz Barsi, o maior investidor do Brasil, vive de renda 100% de Ações - Aprenda Investimentos
Luiz Barsi, o maior investidor do Brasil, vive de renda 100% de Ações – Aprenda Investimentos
ainda trimestralmente intercalando entre dividendos e juros sobre capital próprio.
 
Mas há empresas consistentes que também pagam MENSALMENTE, gerando um fluxo de caixa bem atrativo.
 
Quando o Investidor Consistente compreende isso, ele irá diversificar sua carteira de investimentos, pensando também em um chamado Fluxo de Caixa Positivo, explorando estas questões para que todos os meses caia rendimentos em sua conta.
 
Os Fundos Imobiliários por exemplo, quando utilizados em equilíbrio com as Ações, podem facilitar muito este processo. É possível construir  uma carteira de Ações e Fundos Imobiliários, equilibrada e com um Fluxo de Caixa Mensal. 
Obviamente, como se trata de renda variável, a dinâmica disso pode ser mais imprevisível, pois este rendimento irá variar.
 
Mas fora isso é previsível que se diversificarmos naturalmente equilibrando boas ações, escolhidas com os critérios certos e fundos imobiliários consistentes, teremos rendimentos praticamente mensais, com segurança e consistência, e crescendo no decorrer do tempo.
 
 
Mito 7: Investir em Ações não dá Resultado
 
Infelizmente, muitos aventureiros do mercado financeiro, por não possuírem a técnica de
Sucesso nos Investimentos em Ações - Aprenda Investimentos
Sucesso nos Investimentos em Ações – Aprenda Investimentos
investimentos consistentes, perdem capital e culpam o mercado, dizendo que este tipo de investimento não dá resultado.
 
Especialmente, os chamados Traders, por se expôr ao risco, por alavancarem além da capacidade, enfim, muitas vezes também perdem patrimônio.
 
No entanto, inúmeros Investidores Consistentes do Brasil e do mundo provam que Investir em Ações da forma Consistente com foco para médio e longo prazo é O MELHOR modelo de investimento, especialmente para o Brasil.
 
Podemos citar o exemplo de Luiz Barsi Filho, Lírio Parisiotto, Warren Buffet entre outros. Todos estes fizeram gigantescas fortunas Investindo em Ações, a partir de sociedades consistentes.
 
 
Mito 8: As taxas para Investir em Ações são muito Altas
 
Existe um mito em relação as taxas. Vamos explicar aqui uma dica importante, especialmente para o Investidor Iniciante.
 
As Menores Taxas - Aprenda Investimentos
As Menores Taxas – Aprenda Investimentos
A sugestão é que você escolha uma corretora independente e não a corretora vinculada a um banco tradicional.
 
As corretoras vinculadas a bancos têm taxas maiores. Já uma corretora independente, possui taxas bem mais acessíveis e com os investimentos certos estas taxas passarão até despercebidas pelo investidor.
 
Como citei no mito 2, com pouco dinheiro por mês já é possível começar. A medida que o Investidor iniciante ganha segurança ele se converte em um Investidor Consistente e vai aumentando seus aportes (depósitos mensais) na medida das suas condições financeiras.
 
 
Mito 9: Investir em Ações não Serve como Previdência
 
Vou citar um exemplo dado pelo próprio Luiz Barsi Filho:
… torna-se viável a possibilidade de um projeto previdenciário. Por exemplo, se aplicarmos a quantia de 532 mil na compra de 40 mil ações do BB a cotação de
R$ 13,30, apuraríamos cerca de R$ 81.260,00 em juros e dividendos anuais. Esse valor equivaleria a um montante mensal de R$ 6.771,67, superior talvez se o mesmo valor fosse investido em  um imóvel para fins de locação. E a diferença é flagrante se comparada aos planos de VGBL e PGBL, já que os resultados aparecem de imediato, enquanto os demais programas somente renderão proventos após dez ou vinte anos, conclui.”…
Observem que este mito revela uma compreensão errada, pois é justamente ao contrário. Ações são EXCELENTES para Aposentadoria, isto é Previdência Própria, pois você gera rendimentos muito mais consistentes a médio e longo prazo.
 
Veja um artigo que está disponível aqui no Blog, onde apresento a questão da Previdência Social e Previdência Privada, onde os sistemas atuais NÃO VALEM A APENA e que em comparação com ações, elas perdem feio.
 
 
Mito 10: Não é possível conquistar Liberdade Financeira com Ações
 
Muito pelo contrário. Investir em Ações pode garantir muito mais velocidade e fazer o Investidor atingir primeiramente Independência Financeira e em seguida, no devido tempo
Alcance sua Liberdade Financeira - Aprenda Investimentos
Alcance sua Liberdade Financeira – Aprenda Investimentos
Liberdade Financeira.
Vamos diferenciar os dois conceitos:
Independência Financeira é quando o RENDIMENTO dos Ativos deste Investidor, cobrem completamente as despesas do mesmo, ou seja, este Investidor Vive APENAS de Renda, sem necessidade de um trabalho profissional tradicional, sem necessidade do emprego tradicional.
 
Liberdade Financeira já é o próximo nível que será quando este Rendimento atinge níveis mais altos dando a este Investidor, poder de compra potencializado, muito maior do que a média da população.
 
Assim ele poderá se PROGRAMAR para comprar o que quiser, ou seja, o nível de consumo ganha uma liberdade ainda não atingida pela maioria. E é óbvio que esta liberdade tem níveis e níveis.

Neste artigo, busquei esclarecer vários dos mitos criados e implantados na sociedade, para impedir você de crescer e enriquecer. Vencer estas crenças limitantes está ao alcance de todos e a ajuda está aqui, a disposição.

     

 Um Grande Abraço e Suce$$o!

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11