Fundos Imobiliários: enquanto uns odeiam, eu recomendo!

O que são Fundos Imobiliários?

Os Fundos de Investimento Imobiliário, também conhecidos pela sigla FII, nada mais são do que fundos formados por grupos de investidores que têm como meta principal aplicar o seu dinheiro em diversos tipos de investimentos dentro do ramo imobiliário. É sem dúvida o tipo de investimento predileto dos brasileiros, já que possibilita investir em imóveis com pequeno recurso, sendo operado de forma rápida e de modo eficiente.

Esses investimentos podem ser feitos tanto em imóveis que ainda estão em estágio de planta, quanto em imóveis que já estão finalizados, como por exemplo as salas e os prédios comerciais, shopping centers e hospitais. Continue lendo nosso post, pois preparamos um guia com todos os detalhes que você precisa conhecer para começar a investir em Fundos Imobiliários e aumentar as suas possibilidades de multiplicar o seu patrimônio.

 

Por que investir nos Fundos Imobiliários?

Quando um investidor opta por fazer um investimento em fundos imobiliários, o foco central é, sem dúvidas, obter retorno financeiro. Mas esse retorno acontece mediante a exploração de movimentações como arrendamentos, aluguéis e a própria venda do imóvel, assim como toda e qualquer atividade que envolva o setor imobiliário. Então, os lucros são decorrentes dos rendimentos destes ativos e assim como da valorização das cotas.

 

Motivos pelos quais investir em fundos imobiliários é um negócio recomendável

Dentre as principais vantagens de aprender investir em fundos imobiliários, podemos apontar a facilidade com a qual é possível fazer a compra e a venda de uma cota de Fundo Imobiliário. No site da sua corretora terão todos os detalhes da movimentação, que pode ser feita no conforto da sua casa.

Além disso, uma forte característica dos FIIs é que a sua liquidez é maior do que um imóvel, facilitando as movimentações das suas cotas no momento que você desejar. Outra vantagem é que os custos relacionados a essa modalidade de investimento são basicamente as taxas de corretagem.

Para completar, os FII são ativos de um setor diferenciado, podendo diversificar a atuação, tem alto potencial de valorização e, por fim, é isento de imposto de renda.

Como investir nos Fundos Imobiliários?

Começar a investir em fundos imobiliários não é nenhuma tarefa difícil, pode acreditar! O primeiro passo é que você pesquise e escolha uma corretora de confiança, faça o seu cadastro e defina a sua meta. É importante compreender que antes de iniciar o investimento, você deve ter bem definidos os seus objetivos e os respectivos prazos.

Se você visa o longo prazo, por exemplo, isso precisa estar estabelecido em seu planejamento, pois com isso será mais fácil direcionar suas escolhas de forma sensata e segura. De metas traçadas, assim você poderá fazer a correta escolha do fundo imobiliário mais adequado para seu perfil, estando sempre atento a é só ficar atento as particularidades de cada fundo imobiliário, sobre as taxas e os rendimentos, por exemplo.

 

Por que alguns investidores odeiam tanto os fundos imobiliários?

Algumas pessoas não indicam que sejam feitos investimentos em fundos imobiliários pelo simples fato de se tratar de um investimento de longo prazo. Nestes casos é de grande importância que você não retire o dinheiro antes que a sua meta seja cumprida.  

Investimentos de longo prazo necessitam que os investidores tenham um bom autocontrole e que não se desesperem em determinadas situações em que ocorrerem desvalorizações e, como o próprio nome diz, as cotas não devem ser vendidas em tão curto tempo.

Por isso vale lembrar da importância de ter uma reserva de dinheiro para casos de emergência, já que o dinheiro relativo aos FIIs não pode ser utilizado até que chegue o momento correto para o resgate, de acordo com o seu planejamento de investimento, feito previamente.

 

Conclusão

Então, como pudemos ver, os fundos de investimentos imobiliários representam um tipo de investimento muito rentável, a longo prazo, e importante quando se deseja aumentar o patrimônio aplicando neste setor. Em contrapartida, algumas pessoas ainda têm um pouco de preconceito contra esse tipo de negociação, pelo fato de ter pouco ou nenhum conhecimento sobre ele.

Existem muitas possibilidades diferentes de gerar renda atuando nesse campo, mas os lucros decorrem de muitas condições, como a situação atual do setor imobiliário, além da composição do seu patrimônio e também do valor das suas cotas. 

Mas diante do grande número de vantagens que os FIIs oferecem, podemos afirmar que contra a falta de conhecimento não há que se preocupar, basta fazer uma boa análise de mercado e tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao mercado junto a sua corretora.

Sendo assim, podemos indicar os investimentos em fundos imobiliários como uma escolha de grande importância e te orientamos a se tornar investidor desse negócio tão rentável, especialmente para aqueles que tem como meta o longo prazo, além do recebimento de dividendos.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11