Entenda o investimento em bolsa

A grande maioria das pessoas deixam de fazer investimentos na bolsa de valores pelo simples fato de não conhecerem o seu funcionamento. Se você faz parte desse grupo, não se preocupe! Aqui nesse post vamos esclarecer muitos mitos acerca das ações da bolsa como por exemplo a maneira como funcionam os investimentos, o que é um investimento de alto risco e a grande volatilidade no valor das ações, dentre muitos outros. Ficou curioso? Então continue lendo, pois, esse tipo de investimento é um dos mais práticos e rentáveis que existe.

 

O que é uma ação?

Uma ação pode ser definida como sendo uma pequena parte de uma determinada empresa (seja ela privada ou pública), que dá ao comprador o direito de participar não apenas das parcelas de lucro da empresa, mas também ter parte nos seus prejuízos, caso ocorram. Então, ao comprar uma única ação que seja, você passa a ser proprietário dessa ação, ao mesmo tempo em que se torna sócio da tal empresa com direito a participação. Quanto mais ações você comprar, mais destacada será a sua participação.  Quando uma organização decide abrir o seu capital, ela está se dividindo em pequenas partes, que serão disponibilizadas para compra e venda no ambiente da bolsa de valores. Ao comprando uma dessas ações, você passa a ter direito a uma pequena parcela dos lucros dessa empresa.

Como comprar ações na bolsa de valores?

A primeira coisa a saber é que a compra das ações é realizada totalmente online, podendo ser acompanhado da comodidade sua casa, onde terá o conhecimento acerca das cotações das empresas a qualquer momento. Caso você se interesse em fazer investimentos na bolsa, o primeiro passo é criar um cadastro e abrir uma conta em uma das várias corretoras que são habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  A partir de então, você transfere seu dinheiro para a conta criada e a própria corretora te ajudará a compreender qual será a melhor modalidade para o seu investimento, de acordo com o seu perfil e com os seus objetivos. Lembrando de que não existe um valor mínimo a ser investido, você pode optar dentre as várias possibilidades de investimento, seja individual, aplicados em fundos ou clubes de investimento, você com o auxílio da corretora irá fazer a escolha mais adequada.

 

A importância da análise de mercado nesse tipo de investimento

Apesar de ser um negócio muito rentável, você deve estar preparado para as variações que a bolsa pode sofrer. Por exemplo todo o seu patrimônio pode perder 10% do valor em apenas algumas horas. Isso pode parecer muito assustador, mas é totalmente possível de acontecer durante as negociações. Por isso, é importante fazer a análise de mercado. Quando fazemos uma análise prévia de mercado e estudamos os seus movimentos e oscilações, fica mais fácil fazer as melhores escolhas, aquelas que nos darão maiores rendimentos. Os estudos e as análises podem se basear, por exemplo, em acompanhar as notícias atuais e não deixar que o desespero tome conta quando acontecerem algumas oscilações nos valores. Do mesmo modo que o seu patrimônio pode perder valor em um curto espaço de tempo, ele pode se valorizar também.

 

Começando a investir na bolsa de valores

Seguindo as recomendações da sua corretora, você vai conseguir fazer seus investimentos de maneira mais simples e descomplicada. Não cometa o erro de, por impulso, acabar investindo todo o dinheiro em apenas um tipo de ação! O mais indicado é diversificar os tipos de investimentos. Você pode, por exemplo comprar ações de diferentes empresas, de setores variados. Investindo dessa forma mais diversificada, as chances de conseguir bons resultados será maior, além de ser muito mais seguro.

O investimento em bolsa possui muitas vantagens

Mesmo com tantas oscilações, o investimento na bolsa tende a gerar mais lucros, quando comparamos com a renda fixa, por exemplo. Além disso, temos como vantagens a receber dividendos e Juros sobre Capital Próprio e a possibilidade de entrar e sair do mercado em segundos, diversidade de investimentos, além da possibilidade de se tornar sócio de empresas importantes como a Petrobras, a Vale e o Banco Itaú, por exemplo.

 

Conclusão

Como pudemos ver, investir na bolsa de valores é um tipo de investimento que muitas vezes gera insegurança na maioria das pessoas por conta das oscilações. No entanto, é uma ótima oportunidade de aumento do seu patrimônio, uma vez que pode te ajudar diretamente a realizar sonhos. Basta que você tenha tempo, paciência, trace a sua estratégia e mantenha seu investimento de forma contínua. Se você fizer investimentos em bons ativos, a tendência é que ocorra a valorização do seu patrimônio com o passar do tempo.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11