Empresas Blindadas, como identificá-las

Empresas Blindadas

Empresas Blindadas contra Crise e contra a Inflação.  Porque elas conseguem esse efeito de autoproteção e regulação, mantendo a LUCRATIVIDADE mesmo em momentos de turbulência econômica, social e política em nosso país.

Quais são os parâmetros de lucratividade das Empresas Blindadas e porque devemos Investir Nelas.

Aprenda a identificá-las, invista nelas e fique rico !!!

Sempre que avaliamos a situação econômica do Brasil, pensamos nas empresas tendo severos prejuízos e perdendo credibilidade no mercado nacional, porém apesar da crise que se instala na nação brasileira, muitas empresas continuam navegando tranquilamente, com seu crescimento garantido, seu lucro entrando normalmente apesar da Crise, da Inflação, do Câmbio, do Desemprego e etc.

Como isso é possível ? No artigo abaixo, eu explico o porquê desta blindagem que algumas empresas demonstram e como se associar as mesmas, para aproveitar a segurança conquistada neste “porto seguro” em meio a tempestade econômica.

Empresas Blindadas
Empresas Blindadas

O Objetivo Primário de qualquer empresa

Sabemos que a consequência primária de qualquer empresa BEM ADMINISTRADA é o Lucro. Sem o Lucro, não há crescimento, não há sustentabilidade de negócio algum, dentro de um país capitalista que defenda a livre iniciativa e o livre mercado. Lucro é a “mola mestra” de qualquer negócio e portanto, o fator primordial de qualquer blindagem. 

Mas é importante salientar aqui uma conceituação importante. Percebam que eu não coloquei o Lucro como OBJETIVO, mas sim como CONSEQUÊNCIA DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO.

O objetivo da empresa é se auto-sustentar e crescer, ela faz isso conquistando CLIENTES, e conquistando práticas de GESTÃO-ADMINISTRAÇÃO, que possibilitem que esta empresa se renove a si mesma e conquiste cada vez mais clientes, em esferas cada vez mais crescentes, constantes, contínuas.

Uma empresa que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. E essa finalidade é criar um cliente.” (Peter Drucker)

Quando a “FINALIDADE” de uma empresa está associada a algo que INDEPENDENTE DA CRISE, independente da inflação, independente do desemprego da população, e etc, e combinado a isso, esta empresa possua uma Gestão Competente, ela naturalmente LUCRA,, e é por isso que o lucro não está enquadrado como “objetivo”, mas sim como “consequência”.

No Brasil, existem empresas que por diversos motivos, seja seguimento de atuação, seja BOA GESTÃO administrativa, técnicas para abater a concorrência, enfim, conseguem manter a fidelidade de seus clientes em alta, mesmo em momentos de crise e turbilhão econômico. Consequentemente, a lucratividade também fica em alta sempre.

Com lucratividade constante, o crescimento é também constante, e empresas como estas, são a alegria dos “acionistas”.

Seguimentos Blindados

Compreendemos então que um dos princípios de blindagem consiste em ter CONSTÂNCIA na lucratividade, o que advém de um crescimento sustentável, uma boa gestão e uma carteira de clientes ATIVA E CRESCENTE. Muito bem, neste parâmetro, encontramos “seguimentos”, ou “setores” da economia que apresentam características de CONSTÂNCIA. Podemos chamar isso de um dos pilares da blindagem.

Vamos abordar um exemplo prático: Uma empresa de Distribuição Elétrica, consegue sua lucratividade a partir do pagamento das taxas cobradas para o serviço de distribuição de energia. Assim, quando você “paga sua conta de luz”, você gera “retorno financeiro” para esta empresa de distribuição de energia. A lógica se faz muito simples. Quando uma empresa de distribuição de energia elétrica, já está completamente instalada e ativa. Os “custos” de instalação caem a ZERO, e permanece apenas o custo de “manutenção”, o que é muito menor do que os custos de instalação. Portanto, a lucratividade de uma empresa destas vêm de forma completamente natural e INDEPENDENTE de qualquer crise econômica que se instale na região onde opera. Em outras palavras. Independente da Inflação, da crise política, do desemprego e etc,, VOCÊ e qualquer outro usuário, CONTINUARÁ PAGANDO SUA CONTA DE LUZ e portanto, continuará gerando lucratividade para esta empresa de distribuição. Excetuando o fato desta empresa querer “ampliar” e para isso precisar utilizar seu lucro, reinvestindo em si mesma, não há outra forma de prejuízo que possa ocorrer para uma empresa destas. Você concorda ? Inclusive no Brasil, existe uma convenção de estabelecer o chamado “monopólio natural”, para empresas deste tipo e portanto, não há como haver prejuízos neste seguimento. Usuários pessoas físicas ou jurídicas, CONTINUARÃO A PAGAR A CONTA DE LUZ, caso contrário ficarão sem energia e sem alternativa, portanto, LUCRATIVIDADE CERTA para a empresa de distribuição de energia. Esse é um exemplo típico de um “seguimento blindado”.

Um outro exemplo prático ocorre no “setor bancário”. Um Banco bem administrado, que esteja livre de crimes de responsabilidade ou em outras palavras, roubo, que esteja livre de má administração (que possua uma governança corporativa idônea), é outro exemplo de “seguimento blindado”. Você já viu algum banco que cumpra este critério, levar algum tipo de prejuízo no decorrer de um período fiscal ??? Não !!! Justamente por serem ajustados a jamais levarem prejuízos. Um banco, quando existe crise, ele ainda lucra mais, pois trabalha a partir do crédito oferecido aos clientes, e em um país onde as taxas de juros são exorbitantes como o nosso, é IMPOSSÍVEL, haver prejuízo neste setor, se a empresa, o banco, for bem administrado. Atualmente, pessoas e empresas são “dependentes” de suas “contas bancárias” para efetuar suas transações e negócios e portanto, o banco tem LUCRATIVIDADE CONSTANTE, ou seja, um seguimento blindado.

Outro exemplo interessante também são empresas do seguimento de alimentação. Quando bem administradas possuem lucros constantes, pois mesmo com a crise, mesmo com a inflação, ou qualquer outra ordem de acontecimentos, o “cliente” continuará comprando e gerando lucratividade constante para este empresa.

Assim como nos exemplos acima, outros seguimentos, quando bem administrados podem se posicionar neste quesito de blindagem e assim gerar lucratividade constante para a empresa, crescimento sustentável, INDEPENDENTE DA CRISE que afete a economia em que está inserido.

Lucratividade apesar da Crise Político-econômica

Sabemos que em países como o nosso Brasil, temos nossa “Economia”, refém da nossa “Política”. Essa realidade não é tão presente nos países de primeiro mundo, porém é algo que faz parte do dia a dia de países emergentes. No Brasil, nosso governo “intervém” no mercado com a ideia de regular as variações mercadológicas a fim de conseguir certo nível de controle para articular as próprias condições econômicas como Inflação, Câmbio, Dívida Pública, Balança Comercial e etc.

Algumas empresas sofrem mais do que outras neste aspecto. Especialmente as chamadas “estatais” ou “semi-estatais”, o que pode “danificar” o processo de crescimento e/ou lucratividade das mesmas. No entanto, devido a seguimentos blindados, algumas conseguem, MESMO COM A INTERVENÇÃO governamental continuarem crescendo sempre. Saber identificar estes pontos é essencial para percebermos o “poder de blindagem” de algumas empresas.

Já quando eu me refiro a empresas totalmente privadas, as políticas de impostos, as políticas fiscais, trabalhistas e etc, podem ser mais favoráveis ou menos favoráveis e apesar da crise política que afetam a CREDIBILIDADE ou a CONFIABILIDADE de alguns setores, podemos identificar quais as que se adaptam e superam a crise, conquistando lucratividade constante.

Lucratividade acima da Inflação

Já vivemos períodos no Brasil de hiperinflação, onde não havia controle algum sobre os processos inflacionários e a população sofria com a falta de poder econômico. Atualmente, apesar de estarmos com a inflação alta, já não temos o problema da hiperinflação. Existem ferramentas utilizadas que regulam a inflação e favorecem um equilíbrio econômico.

Algumas empresas conseguem, seja por estarem no seguimento mais favorável ou seja por boa administração e qualidade nas decisões tomadas pela sua liderança, alcançarem lucratividade ACIMA da inflação.

Se tomarmos por exemplo um índice inflacionário como IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – pelo IBGE), podemos ter uma referência para a inflação nacional e identificar quais empresas conseguem crescimento acima deste índice.

Salientando, especialmente para o estudante inicial, que a inflação regula o “poder de compra” das pessoas e empresas. Para um esclarecimento mais abrangente, confiram o artigo “Aprenda a Vencer a Inflação“, postado neste blog.

Quando investimos de forma Consistente, buscamos também este “critério de blindagem“, empresas que vençam a inflação em sua lucratividade.

 Concluindo, o quê é a tal Blindagem

Blindagem é a condição empresarial de se estabelecer de forma sólida, crescer acima da inflação, lucrar constantemente, e possuir um “poder” inabalável frente qualquer crise que se apresente na economia local onde ela se instala. Identificamos empresas blindadas analisando os critérios apresentados aqui em combinação com os 9 Passos de Consistência de uma Empresa, para aprofundar ainda mais este conhecimento, recomendo fortemente que você inicie o estudo do Método Viver de Ações imediatamente, para que você possa compreender que BLINDAGEM é o que reduzirá seu risco a ZERO dentro do mercado.

Cabe algumas considerações importantes sobre Blindagem:

  1. Blindagem não tem a ver com o preço da ação: Algumas ações são consideradas “baratas” no mercado e por sua vez pertencem a empresas 100% blindadas. Da mesma forma, algumas ações “caras” pertencem a empresas que NÃO POSSUEM solidez ou blindagem, portanto, não tem a ver com o preço da ação.
  2. Blindagem está relacionado a “resiliência empresarial”, ou seja, a capacidade da empresa de enfrentar e SUPERAR  as crises políticas e econômicas que se apresentem, conquistando a chamada solidez (crescimento e sustentabilidade constantes)
  3. Blindagem está relacionado a Lucratividade Constante e Crescente, continuamente no decorrer do tempo.

Se Associando a Empresas Blindadas

Aqui, mais uma vez fica evidenciado o “perfil de SÓCIO”, que é totalmente diferente do perfil de Trader. O SÓCIO, é aquele que compartilha da rentabilidade da empresa, a partir da PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA em empresas de capital aberto, no caso de investidores de ações, ou empresas de capital fechado no caso de sociedades fechadas (anônimas ou limitadas).

Quando eu me decido pela sociedade a uma empresa identificada como “blindada” COMPRO AÇÕES da mesma através da minha corretora de valores. E a partir das aquisições que compro, monitoro minhas posições e minha lucratividade entrando em forma de Dividendos e Juros sobre Capital Próprio.

Um SÓCIO, só desiste da sociedade (consequentemente das posições que possui em Ações desta empresa) se houver PERDA DA CONSISTÊNCIA empresarial que o fizeram optar por ser sócio desta ou daquela empresa.

Quando uma empresa é blindada, naturalmente gera lucratividade constante e portanto, mesmo acima de seu valor intrínseco, representa uma excelente opção de negócio para seus sócios-acionistas.


“Compre Empresas e não Ações” (Warren Buffet) 

Gerencie um portfólio de Ações de Empresas que cumpram com os princípios de “blindagem” e você terá naturalmente resultados crescentes no decorrer do tempo. Esta é a forma mais rápida de construção patrimonial. Especialmente se você praticar o que ensino aos meus alunos e que chamo de “Ciclo Perpétuo de Dividendos”, que é a prática de REINVESTIMENTO CONSCIENTE dos dividendos recebidos a partir de uma base percentual, o que alavancará totalmente seu processo de construção patrimonial, gerando velocidade acima da média.

A visão de se associar a negócios, teve ser “instalada” em sua mente. NEGÓCIOS PERENES, são aqueles que possuem um fundamento de LONGO PRAZO, tendendo ao infinito, ou seja ao prazo indeterminado.

Empresas Blindadas
Empresas Blindadas

Se você identificar em uma empresa o que foi dito neste artigo, você poderá SEM MEDO comprar todas as ações desta empresa que suas condições financeiras permitam e você no médio e longo prazo, terá EXCELENTES RETORNOS financeiros.

Se você gostou deste artigo, curta o blog, se inscreva e compartilhe com seus amigos.

Conheça o Método Viver de Ações.

Conheça nosso Canal do YouTube.

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e eu terei o prazer de responder um a um e esclarecer tudo o que tiver ao meu alcance.

um forte abraço e sucesso.

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11