Conheça os tipos de fundos imobiliários

Estamos definitivamente onde o interesse pela área de investimentos está mais em alta, algo que não se via a muito tempo, principalmente dentro de tantas classes sociais, não sendo mais um jogo para os mais ricos, mas para os mais estratégicos.

E agora, com todo esse “boom” não faltam pessoas dizendo como investir, onde investir e por que investir. O que acaba gerando grandes dúvidas para aqueles que estão começando a trilhar essa jornada.

O problema disso tudo é que o mercado financeiro não é algo tão simples e precisa de estudo, fazendo com que, mesmo que seja rentável, seja algo muitas vezes a médio e longo prazo, mas não deixando nada a desejar.

Então, em meio a tanta informação, eu decidi trazer um pouco do meu conhecimento para você, irei falar um pouco sobre FIIs, os famosos fundo de investimentos imobiliários, para que você saiba se esse modelo de investimento é ou não para você.

 

O que são fundos de investimentos imobiliários?

Basicamente, fundos imobiliários são fundos constituídos por investimentos dentro do setor imobiliário, podendo ser dividido em alguns grupos dos quais irei dar ênfase.

São eles:

  1. Fundos de renda;
  2. Fundos de desenvolvimento;
  3. Fundos de compra e venda;
  4. Fundos de recebíveis imobiliários;
  5. Fundo de fundos.

Utilizando esses fundos a principal vantagem que o investidor tem é uma renda mensal, fazendo com que a maior parte dos que estão buscando começar no mercado de investimentos comece por esse tipo de investimento.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses tipos de investimento e entender qual faz mais sentido para você, afinal o portfólio que você montará com seus investimentos é algo totalmente pessoal que está alinhado com os seus objetivos.

 

1.  Fundos de renda

Vamos começar com os fundos de renda, basicamente esses são aqueles que geram renda através de imóveis a alugar. Dessa forma o dinheiro é recolhido e assim repassado.

O perigo desse tipo de investimento é o risco de vacância, afinal você só poderá receber pelo aluguel se houver um inquilino no imóvel.

Porém, geralmente os imóveis desse tipo de investimento são comerciais, com contratos longos e inquilinos de qualidade, diminuindo consideravelmente os riscos quando comparados ao ramo residencial.

 

2. Fundos de desenvolvimento

Aqui estamos falando dos famosos imóveis vendidos na planta, esse tipo de investimento é voltado para a construção do imóvel e rende com a venda do mesmo.

Mas, como já é sabido, o risco de imóveis vendidos na planta é muito alto e quando se trata de investimentos nesse tipo de imóvel tudo o risco que seria apenas da incorporadora acaba passando para o investidor.

Em contrapartida, comparado aos demais tipos de investimento, o fundo de desenvolvimento é o mais rentável dos fundos imobiliários.

 

3. Fundos de compra e venda

Aqui temos o que eu chamaria de fundo mais ousado, os fundos de compra e venda são aqueles voltados para compra de imóveis quando o mercado está em baixa para vende-los quando se encontrar em alta.

O problema desse tipo de investimento é que esses fatores estão totalmente fora do seu controle, dependendo do mercado, governo e muito mais.

Entretanto, para que você não fique com o seu dinheiro parado, esses fundos costumam trabalhar também com alugueis para fazer seu dinheiro circular e não deixar o imóvel sem rentabilidade.

bolsa-de-valores

4. Fundos de recebíveis imobiliários

Se você está acostumado a investir, os fundos de recebíveis é algo que se aproxima muitos das transações de renda fixa, para não dizer que seriam exatamente isso.

Basicamente esses fundos utilizam renda fixa para captar recursos e investir no mercado imobiliário.

 

5. Fundo de fundos

E por ultimo temos fundo de fundos, que são fundos imobiliários que investem em outros fundos.

As principais vantagens de trabalhar com fundo de fundos é que se você tem dificuldade de montar uma carteira de investimentos ou não quer ter essa responsabilidade, você terá toda facilidade do mundo para fazê-lo.

Além disso, quando se trata de aporte, você não precisará se preocupar tanto, já que se você busca diversidade dentro de sua carteira, o aporte será bem menor do que se você realizasse o investimento em cada fundo separadamente.

 

Vale a pena investir em fundos imobiliários?

A resposta é sim, principalmente se você busca iniciar o seu processo de liberdade financeira e começar a trilhar o ramo dos investimentos, pensar grande e no futuro.

As maiores vantagens dos fundos imobiliários são a facilidade de compra e venda se comparados com imóveis físicos, liquidez, rentabilidade, maior diversidade de fundos e isenção de imposto de renda.

 

Conclusão

Há um tempo que estou dizendo que é importante você conhcer bem o mercado de investimentos para que você não acabe se prejudicando no processo, e é por isso que sempre buscamos trazer informações para que você esteja preparado.

Dessa vez falei um pouco sobre os tipos de investimentos em fundos imobiliários, o suficiente para que você consiga escolher qual tipo de fundo faz mais sentido para você começar nesse meio.

Então, agora que você já tem as informações, ta esperando o que?

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11