Como Mudar De Corretora De Valores

Diante de um cenário que oscila constantemente como o da bolsa de valores, surgem as corretoras de valores. Estas funcionam como instituições financeiras que atuam diretamente com a bolsa e servem para auxiliar o indivíduo na obtenção de um melhor retorno dos seus investimentos.

Uma corretora de valores é uma instituição voltada para o investimento e será a principal responsável por realizar o intermédio das operações no mercado regulamentado de valores mobiliários, ou seja, a compra e venda de títulos de renda fixa, ações e das cotas de fundos de investimento.

Para abrir uma conta na corretora é simples, o processo de abertura se assemelha ao de uma conta em um banco, porém a finalidade será diferente. Entre os benefícios oferecidos por uma corretora de valores estão as opções para aplicar seu dinheiro e fazê-lo render.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre uma correta e as principais vantagens de possuir conta em uma, eu preparei um material para sanar as suas dúvidas quanto a mudança de corretora. Confira agora como mudar de corretora de valores:

 

 Tipos de corretoras de valores

 As corretoras de valores podem ser ou não ligadas a um banco comercial, por banco comercial se entende as instituições financeiras privadas ou públicas que proporcionam o suporte de recursos.

Recursos estes que são necessários para financiar, a curto ou a médio prazo, setores como o comercial, industrial, empresas, pessoas físicas, entre outros.

Podendo ser também independentes, as corretoras atendem a diferentes demandas, e você poderá escolher a que mais lhe agradar.

Na hora de escolher a melhor corretora para você investidor, 4 critérios devem ser levados em consideração. E são eles, o preço, atendimento, ferramentas e serviços.

 

Preços

São muitas as modalidades de investimentos em renda variável, em trocas desse tipo de serviço, se cobra a taxa de corretagem, esta varia de acordo com o tipo de mercado que a empresa vai operar, podendo ser à vista, fracionário, por opções ou mercado futuro.

Para além disso, existe a taxa de custódia, que pode ser cobrada sobre investimentos em renda variável e também em renda fixa, essa taxa é a taxa paga para que a corretora possa guardar os seus ativos.

Algumas empresas não cobram a taxa de custódia, porém em alguns casos essa cobrança pode chegar a R$30.

Algumas corretoras que oferecem home broker, sendo esta uma ferramenta que permitirá  a negociação das ações através da internet de maneira rápida e eficiente para que você tenha controle com relação aos seus investimentos, esse serviço é cobrado à parte.

Porém, em todo caso as operações de mesa também serão taxadas, dessa forma você deve escolher a negociação que mais te agradar.

Atendimento

Antes de colocar seu dinheiro em algo é importante conhecer onde e com quem o seu dinheiro ficará, para que deste modo o seu dinheiro não seja desperdiçado.

Existem corretoras de valores acessíveis, e que oferecem diversas opções de canais de comunicação, juntamente de uma equipe qualificada e atenciosa, assim como existem também aquelas que não possuem nem um, nem outro, o que afeta no relacionamento e consequentemente nos serviços, com funcionários desqualificados.

 

Ferramentas

A tecnologia deve ser nossa aliada e devemos usufruir das facilidades que os softwares cada vez mais avançados nos oferecem.

Sendo assim, a tecnologia permite que você realize diversas operações no conforto de sua casa, sem grandes dificuldades, por meio de vários dispositivo como tablets, computadores ou smartphones.

Serviço

Esteja ciente quanto aos serviços oferecidos. É importante que você, ao aplicar o seu dinheiro tenha acesso a relatórios, consultorias, análises e outros detalhes. Avalie qual o tipo de corretora mais atende as suas necessidades, e principalmente aquela que melhor cabe no seu orçamento.

 

Como trocar de corretora de valores?

E se por algum motivo você acabou fazendo uma escolha errada na hora de decidir qual a corretora de valores prestaria serviços ao seu investimento, fique tranquilo, pois existe sim a possibilidade de realizar a troca de corretora.

Para realizar a transferência de custódia  é necessário que você siga alguns passos básicos.

Ao contrário do que se pensa não é necessária a venda dos seus ativos para recomprá-los depois.

Os passos são simples e nada burocráticos, seguem:

1 — Abrir uma conta em uma corretora;

2 — Diante da nova corretora você irá entrar no site e fará o download do documento chamado “Documento de Solicitação de Transferências de Valores Mobiliários”.

É necessário que você preencha as informações solicitadas regentes a antiga corretora e a futura corretora, especifique os ativos que serão transferidos, o tipo, quantidades e preço do custo, assim como a sigla da ação.

3 — Esse documento deve ser autenticado em um cartório e ter a firma reconhecida.

4— Os últimos passos para a transferência de custódia deve ser os acertos com a antiga corretora para que ocorra o envio do documento para a nova.

Simples assim, em alguns dias você terá dado fim ao procedimento e poderá dar início a sua jornada com a nova corretora de valores. 

 

Conclusão

Espero que depois desse artigo que separei espacialmente para você saber como mudar de corretora de valores todas as suas dúvidas tenham sido sanadas.

Restou alguma dúvida? Que tal deixar um comentário para solucionarmos?

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11