Como montar uma carteira de investimentos previdenciária?

Você notou que de uma hora para outra, um assunto que era muito pouco comentado chegou e estrondou os ouvidos de todos. Investimentos nunca foram tratados de forma tão séria e em holofotes como são hoje em dia.

Grande parte da população está em busca da independência financeira, de ter poder aquisitivo a curto e longo prazo. O problema é que muitas dessas pessoas querem resultados imediatos, hoje.

Se você quiser se aventurar no ramo dos investimentos terá que entender que criar uma renda sólida e constante não é para qualquer um e não é algo que acontece da noite para o dia, mas é possível, se você souber a maneira certa.

E é por esse motivo que irei falar aqui, neste artigo, o que é necessário para que você monte uma carteira de investimentos previdenciária, para que você tenha uma renda sólida a longo prazo.

 

Carteira de investimentos

Vamos ao ponto, você sabe o que é uma carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos não é nada mais que uma alocação de seus bens para que você consiga alcançar seus objetivos financeiros, ou seja, é o destino que você dá a suas aplicações.

E isso é algo muito pessoal e único, uma carteira de investimentos reflete totalmente uma pessoa, você. E carteira de investimentos é o reflexo de como você lida com o seu dinheiro e com o que você pretende conquistar.

Por isso, é de suma importância que você não copie ou deixe outra pessoa montar a sua carteira de investimentos, isso deve ser feito por você, obviamente com ajuda de alguém, mas feito por você e para você.

 

Pra que serve a carteira?

Basicamente, a sua carteira de investimentos é o reflexo da sua estratégia, da forma com que você quer trabalhar suas aplicações e ganhar dinheiro.

Por conta disso, é importante que você trabalhe bem em sua estruturação, já que o destino de cada aplicação terá total impacto no seu desempenho.

O que você deve seguir é que independente de como está reagindo o mercado você deve focar em ter uma rentabilidade positiva.

 

Carteira previdenciária

Aqui chegamos ao ponto chave, irei trazer o que é necessário para que você tenha uma carteira previdenciária, que gere lucros a longo prazo e que faça você não ter dores de cabeça no futuro.

 

1.  Volatilidade

Um dos principais fatores para começar a investir é o mindset, saber jogar e ser resiliente.

Muitas das pessoas que começam a investir se assustam com a volatilidade do mercado de capitais, isso faz com que acabem se afastando e julgando ser um mal negócio.

Você precisa entender que é normal que ativos tenham variações de 20% a 50%, até mesmo em grandes empresas do mercado. O que você deve julgar é a consistência, saber o histórico e entender como será sua projeção.

Porém, mesmo entendendo esses riscos é possível e necessário diminuir tal volatilidade, e para isso você deve apostar na diversificação da sua carteira. Você deve fazer investimentos com baixa correlação, indo de investimentos no setor imobiliário à bolsa.

 

2. Geradores de renda

Existe algo muito importante de se falar, geradores de renda, ativos.

Longe de nós querer dizer como você irá investir seu dinheiro, porém é necessário que você saiba que os maiores fundos previdenciários foram montados em sua grande parte por ativos geradores de renda, e você precisa fazer o mesmo.

Coleções de mangás, carros, lego, são realmente ativos que são valorizados ao passar dos anos e com certeza valerão muito no futuro, porém você não quer passar sua melhor idade vendendo suas coleções para se manter, não é mesmo?

O que quero trazer aqui é que você precisa focar em ativos que gerem dividendos à curto, médio e longo prazo, como investimentos na bolsa, ações, e nos fundos imobiliários.

 

3. Acompanhamento

Por último, um ponto básico em que muitos erram é o acompanhamento, que separei aqui mais como um ponto de atenção.

Não deixe de acompanhar a evolução e o desenvolvimento de seus investimentos. Saiba a sua rentabilidade, o valor total de sua carteira de investimentos, a alocação dentro dos setores.

Essas são informações necessária que você deve ter sempre em mente, e para isso existem diversos aplicativos para ajudar você a ter essas informações no passo de um clique, então não deixe de fazer o acompanhamento de sua carteira diariamente.

 

Conclusão

De fato o ramo dos investimentos vem crescendo e conseguindo fazer com que cada vez mais pessoas consigam alcançar a tão sonhada independência financeira.

Entretanto, é preciso entender que esse processo não é feito da noite para o dia, e é por isso que você deve ser paciente se realmente desejar criar uma carteira de investimentos previdenciária, buscando ter uma rentabilidade estável para conseguir aproveitar no futuro.

Seguindo essas dicas você poderá começar a elaborar sua carteira de forma segura e sem cair dentre aqueles que acabam saindo do mercado no primeiro ano, não perca tempo.

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11