Como construir Riqueza através do Reinvestimento de Dividendos

Para aqueles que desejam entrar no mercado de compra e venda de ações com o objetivo de lucro a longo prazo, o plano de reinvestimento de dividendos é uma ótima opção para o aumento do seu patrimônio. A maioria dos milionários aconselham que esse é o melhor tipo de investimento a se fazer, pois irá te ajudar a alavancar sua situação financeira de forma exponencial. Mas para os brasileiros, utilizar essa técnica para construir riqueza ainda é uma novidade e informações sobre ela estão se disseminando, ao passo que em países como os Estados Unidos, essa já é uma prática bastante comum e fortemente recomendada pelos especialistas. Nesse post você vai ver algumas de nossas orientações acerca desse tema, para que você de forma segura, seja capaz de aumentar seu patrimônio com essa modalidade diferenciada e rentável de investimento.

Mas o que seriam os dividendos?

Caso você ainda não saiba nada sobre esse assunto, podemos começar dizendo que o dividendo é a parte que uma empresa paga ao seu sócio relativa aos seus lucros, caso ele possua algumas ações dela. Então, além de representarem uma renda adicional, os dividendos de uma empresa são também uma forma de minimizar os prejuízos, dessa forma, eles ajudam a incrementar os rendimentos, quando se preza o longo prazo.

 

Como o reinvestimento de dividendos pode gerar renda?

Esse tipo de investimento possibilita que os seus dividendos recebidos das empresas das quais você possui ações, sejam reinvestidos, ou seja, eles servem para comprar mais ações, sejam elas preferenciais ou ordinárias da própria empresa da qual você tem participação no capital. Essa movimentação dentro da sua carteira vai proporcionar ao final de alguns anos um acréscimo considerável de patrimônio e assim, gera renda. Mas lembre-se de que os dividendos serão pagos por ação, por isso, quanto mais ações você tiver, a consequência será receber mais dividendos.

 

Plano de Reinvestimento de Dividendos- PRD

Como vimos, os investimentos que são realizados mediante o Plano de Investimento de Dividendos das empresas, são basicamente a mesma coisa que receber os lucros devidos e tornar a investi-los na mesma organização que os gerou, ou seja, na sua própria carteira. Por conta disso, esse tipo de investimento é sempre apontado pelos especialistas como muito seguro e rentável tanto para os investidores experientes, quanto para aqueles que estão apenas iniciando no mercado acionário. Isso ocorre, de certa forma, porque representam uma maneira de poupar dinheiro, ao mesmo tempo que gera acréscimos de forma constante e sem precisar de grandes intervenções durante o processo.

Como começar a construir a sua riqueza baseada no reinvestimento de dividendos?

O nosso conselho é que o primeiro e mais importante passo a ser dado dentro dessa modalidade, é pesquisar quantas e quais são as empresas que permitem que sejam feitos investimentos diretos em ações utilizando os dividendos. Depois disso, você vai precisar conhecer quais são as regras ditadas pela empresa escolhida para entrar no Plano de Reinvestimentos de Dividendos, pois as regras geralmente mudam de empresa para empresa, inclusive os valores das taxas praticadas. Se você, como investidor, realmente considerar optar pelo reinvestimento de dividendos, além das regras, você deverá conhecer também como funcionam os planos, saber qual o valor mínimo e qual o valor máximo que pode vir a ser investido, assim como a programação dos pagamentos e dos recebimentos. Outra coisa que é importante pesquisar, é se o perfil da empresa escolhida condiz, de fato, com os seus objetivos e, especialmente, se os dividendos dela vem crescendo com o passar dos anos.

 

Programas de reinvestimento automático de proventos

É muito comum que as empresas listadas na bolsa de valores ofereçam diretamente para os seus acionários o próprio programa de revestimento de dividendos. Isso facilita o aceite do contrato em relação a modalidade, uma vez que o investidor não vai precisar realizar manualmente essa adesão. Em contrapartida, um aviso importante a ser feito é o de que para aqueles investidores que possuem pouco capital disponível, o reinvestimento em dividendos é uma opção de alto risco, sendo melhor diversificar a carteira e comprar ações de empresas variadas, de setores variados.

 

Conclusão

O reinvestimento de dividendos é um dos caminhos mais indicados pelos milionários para alcançar a tão sonhada riqueza, se você visa o longo prazo. Esse é um tipo de investimento que, assim como todos os outros requer bastante cautela, análise de mercado e estudo acerca da empresa que você deseja fazer o negócio. Em contrapartida, pode ser seguro e produzir muito bons resultados, com o passar do tempo. Depois de seguir todas as orientações que você acabou de ler, fica mais fácil dar um primeiro passo dentro do mercado acionário. Estude bem as suas alternativas, e faça o reinvestimento assim que os dividendos caírem na sua conta, pois dessa maneira você receberá mais proventos.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11