8 PASSOS PARA UMA VIDA FINANCEIRA EQUILIBRADA

  1. Familiarize-se com a educação financeira

Mesmo que você ganhe muito dinheiro, não será capaz de ter uma relação saudável com seu dinheiro se você não tiver educação financeira.

É essencial aprender como administrar suas finanças pessoais, pois o dinheiro pode ser um benfeitor ou um prejuízo para sua saúde financeira.

Além disso, esta informação não é um fardo. Muitos cursos gratuitos estão disponíveis para ajudá-lo a dominar os fundamentos da elaboração do orçamento.

Por isso, deixe de lado uma perspectiva limitadora e busque informações para atingir seus objetivos.

Conheça gratuitamente o guia para começar a investir na bolsa de valores, clique aqui e pegue sua cópia do e-book. 

2. Busque quitar dívidas

Desde já faça do pagamento de suas dívidas uma prioridade, se você tiver alguma.

Para iniciar o processo de negociação, faça uma lista de todas as suas dívidas, incluindo o principal e os juros devidos sobre cada uma delas. 

Algumas empresas organizam feiras no final do ano para limpar os nomes de pessoas que desejam fugir das dívidas.

Dessa forma, acompanhe sua condição financeira usando seu 13º salário, pois ele tem um impacto direto em muitos elementos de sua vida, não apenas em seu bem-estar mental.

3. Monte um orçamento financeiro pessoal

Em primeiro lugar para garantir um saldo mensal positivo, cada categoria de despesas deve ter um limite de gastos. Como resultado, é importante manter um orçamento pessoal para cada mês.

Agora há uma variedade de ferramentas disponíveis para tornar o processo ainda mais fácil.

É possível obter um quadro completo de suas receitas e despesas usando uma planilha, por exemplo.

O uso de um programa de controle financeiro, por outro lado, torna o orçamento consideravelmente mais fácil e mais eficiente.

Ele permite monitorar seus gastos, estabelecer e acompanhar objetivos financeiros e examinar gráficos e relatórios com base em seus gastos, entre outras coisas.

Há uma variedade de aplicações de gestão financeira que podem ser utilizadas para auxiliar neste esforço.

Você também pode usar um diário ou planilha para acompanhar o seu progresso. Quando se trata de orçamento, o mais importante é adquirir o hábito de fazer isso.

4. Trace metas de investimento

Hora de sonhar acordado, agora. Faça uma lista de suas metas para o novo ano e mantenha-se fiel a elas. 

No próximo ano, quanto dinheiro você quer ter? Especifique uma soma ou porcentagem de sua renda que você vai economizar ou investir”. 

Determine uma porcentagem de sua renda mensal que você destinará à poupança. Uma vez que você tenha economizado seu dinheiro, não o deixe definhar. Dê uma boa olhada em suas opções de investimento e ponha esse dinheiro para trabalhar.

Faça este investimento como se você estivesse fazendo um pagamento mensal recorrente para si mesmo, em vez de economizar para ele. 

Desde que as contas essenciais não sejam comprometidas ou sufocadas e que você esteja à vontade com isso. O lucro será feito a partir de qualquer excesso.

5. Use o crédito com parcimônia para colocar em prática uma boa preparação para 2022

À primeira vista o crédito tem um aspecto positivo, mas usá-lo em excesso pode fazer com que você perca a noção de para onde você está indo. 

Usar o crédito pré-aprovado, como um cartão de crédito ou cheque especial, cria a impressão de que você tem dinheiro, quando na verdade você não tem.

Por isso, certifique-se de que a taxa de juros e as taxas e tarifas de seu banco sejam aceitáveis antes de usar seu cartão de crédito. Na medida do possível, fique longe dos acordos de pagamento.

Faça uma avaliação cuidadosa das taxas anuais de seu cartão de crédito e se elas valem ou não as regalias que você recebe. 

Troque seu cartão de crédito por um sem uma taxa anual. O pagamento em prestações pode ter um grande impacto em suas finanças. Por causa disso, eles devem ser meticulosamente dispostos.

Dessa forma, os consumidores devem reconsiderar o uso de cartões de crédito de varejo, cartões de crédito ou mesmo empréstimos bancários para assim finalmente conseguir fazer uma boa preparação.

6. Alinhe seu estilo de vida aos seus objetivos

Será que você é capaz de abrir mão para alcançar seus objetivos financeiros? Talvez você tenha que reduzir o número de vezes que sai para comer, reavaliar seu orçamento de roupas ou desistir do desejo de ter sempre coisas novas.

Quando se trata de consumir e manter seu veículo, ele pode estar muito acima de suas possibilidades. 

Aliás, quando Uber e os táxis não forem mais uma opção, as passagens de transporte público poderão ser alternativa para eles. Há também outras despesas associadas ao aluguel, incluindo transporte e taxas de condomínio, que devem ser consideradas.

7. Priorize sua reserva de emergência

É importante manter uma reserva de emergência caso você precise de dinheiro em um momento, mas não sabe de onde obtê-lo.

Pelo menos seis meses de seus gastos mensais devem ser economizados nesta conta. Calcule suas despesas mensais e multiplique por seis para ter uma ideia de quanto você vai precisar.

No caso de demissões, problemas médicos ou outras despesas imprevistas, você fica salvaguardado por seis meses ao fazer isso.

8. Reveja seus hábitos

A princípio ter um futuro financeiro mais seguro requer um exame minucioso dos hábitos atuais.

Com comportamentos antigos, é improvável que você veja quaisquer ganhos porque alguns maus hábitos podem ter um impacto prejudicial sobre a saúde de sua carteira.

Algumas de nossas despesas regulares, por exemplo, passam despercebidas, pois parecem ser uma soma modesta. No entanto, a longo prazo, elas podem fazer uma diferença considerável em sua carteira se você totalizar todas elas no final do mês.

Por fim, se você gostou deste artigo sobre preparação para 2022 e o achou útil, compartilhe-o com seus amigos!

Abra sua conta na melhor corretora de Forex: https://secure.w7bt.com/open-live-account?ib=269010

Conheça o Renda Permanente com Fundos Imobiliários: https://aprendainvestimentos.com/online/renda-permanente-fiis/

Siga no Instagram: @aprendainvestimentos

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/aprendainvestimentos

Um abraço,

Tiago Lacerda

tiago@aprendainvestimentos.com

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11