7 Mitos sobre Ações Pagadoras de Dividendos

Como sabemos, os dividendos são partes do lucro de uma empresa que é listada na Bolsa de Valores e que são direcionados aos investidores por “acreditarem” no potencial da empresa, o que seria nada mais do que uma maneira de bonificação. O número de pessoas que desejam viver a base dos valores gerados via dividendos só cresce a cada dia e isso se deve ao fato de que, realmente, esse é um dos tipos de investimentos a longo prazo mais rentável. Mas existem muitas particularidades que envolvem esse tipo de transação, está pronto para derrubar 7 mitos relacionados as ações pagadoras de dividendos? Então continue lendo!

1. É necessário muito dinheiro para começar a investir em dividendos

Muitas pessoas acabam por desistir de investir nesse tipo de ações por falta de conhecimento. Elas acabam se desestimulando pois acreditam que para chegar ao ponto de viver dos dividendos é necessário um montante gigantesco de reais e, que apenas aqueles que já tem uma boa renda serão capazes de tal feito.

Todavia, o mais importante a ser levado em consideração é o seu estilo de vida. Pense na proporcionalidade: para aqueles que objetivam rendimentos muito elevados por meio dividendos, será preciso investir muito, o que condiz com o estilo de vida destas pessoas. Mas, nem todas as pessoas têm a real necessidade de rendimentos astronômicos, não é verdade? Então aqui é importante lembrar-se de que quem investe mais, acaba ganhando mais e quem investe menos, como consequência, ganha menos.

 2. É muito difícil montar a carteira ideal

Não existem grandes dificuldades na hora de montar a sua carteira de investidor em ações através de dividendos. A verdade é que é necessário ter bastante cautela na hora de escolher em quais empresas investir.

O fator mais importante é que o investidor tenha em sua carteira empresas que estejam em crescimento no mercado, dentro do seu ramo, sem esquecer de prestar também atenção naquelas que ainda pagam poucos dividendos, porém que estão investindo no próprio progresso com mais intensidade. Então, a carteira ideal deve englobar diferentes perfis de investimentos, basicamente composta por ações de empresas boas pagadoras de dividendos, fundos imobiliários, empresas em crescimento e de empresas estrangeiras. Essa mistura de ativos é o que irá te ajudar a ter boa rentabilidade no longo prazo.

3. Qualquer empresa que possua a política de dividendos será uma ótima escolha para a minha carteira

É importante estar atento ao perfil das empresas que pagam dividendos, para que não sejam tiradas as conclusões equivocadas.   As empresas consideradas sólidas são as melhores

pagadoras. Quando levamos em consideração que os dividendos são primeiro acumulados para que depois sejam direcionados aos investidores, então fica óbvio que a empresa precisa gerar lucro em suas operações ao longo do mês. Esse fato é um indicador de saúde da organização e, portanto, melhores chances de que caso ocorram períodos de crise, os valores das ações fiquem estabilizados.

Por isso, ações de empresas que possuem política de dividendos agressiva devem fazer parte da carteira dos investidores de sucesso.

4. A política de dividendos das empresas não muda.

Um grande mito a ser derrubado aqui nesse post é o de que a política de dividendos das empresas nunca muda. Para concluir o quão falha é essa teoria, basta observar que é a política de dividendos da companhia que serve de atrativo para novos investimentos.
Sendo assim, cada empresa elabora o seu pacote de normas a serem aplicadas, levando em consideração o seu próprio mercado. Tais medidas devem ser analisadas afim de detectar se estão de acordo com o seu perfil como investidor, já que existem os prós e os contras na distribuição dos dividendos.

5. Existe apenas um modelo de recebimento de dividendos

Esse é um pensamento errado que povoa a mente dos investidores em início de carreira. Mas, a verdade é a distribuição dos dividendos não ocorre de uma única maneira, mas sim de três modos diferentes, que são: os dividendos especiais, por ações ou então por bônus de ações. Cada uma dessas formas possui características específicas e deve ser bem avaliada antes de fazer a opção final. Cabe a você analisar qual dela se encaixa melhor ao seu perfil.

 

6. “Pouco importa se a empresa tem resultados consistentes, se ela tiver alto dividend yieldeu, vale a pena comprar”

Esse tópico além de ser um mito, vale como um alerta para você que tem interesse em investir. Não dar importância ao fato de a empresa ter resultados consistentes ou não é um grande erro e pode atrapalhar os seus planos de enriquecer. Para que seja feita uma transação rentável, não basta que a organização tenha apenas alto dividend yield, pois esse tipo de pensamento não te ajudará controlar os riscos da operação. E, como todos nós já sabemos, para sobreviver na bolsa controlar risco é a coisa mais importante a ser feita.

7. Não é necessário se preocupar com a diversificação de investimento

O portfólio de qualquer investidor deve abranger ações de empresas de ramos variados. Isso deve acontecer porque escolhendo apenas um setor para investir os riscos que envolvem os preços das ações serão concentrados e você pode vir a perder muito dinheiro estado sujeito apenas a variações de uma específica área. Então, um conselho é que além de variar as suas ações, você também não deve concentrá-las em um número pequeno de empresas.

 

Conclusão

Depois de ler as nossas orientações, esperamos que você consiga fazer ótimos reinvestimentos em dividendos e que tenha sempre em mente que o que te protege contra os riscos acionários é a diversificação, o alto retorno será sempre aquele que tem o maior risco, fato! Além disso, nunca se esqueça de que o vencedor ás vezes deve saber perder e aprender com os seus erros.

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11