Warren Buffett – Como escolher uma ação

Warren Buffet
Warren Buffet

 

Warren Buffet é um dos maiores investidores do mundo. Em sua espetacular jornada em busca da construção de seu patrimônio, o discípulo de Benjamim Graham utiliza procedimentos de análise muito simples e descomplicados, acessíveis a qualquer pessoa.

Abaixo descrevemos alguns passos que ele segue para escolher suas Ações.:

1) Invista em empresas com boa liderança e governança coorporativa.

Warren Bufett sempre analisa as características do CEO, como está organizado o nível estratégico da empresa, como este corpo diretivo determina os rumos que a empresa está tomando e também a política salarial destes dirigentes.
Também é analisado se estes dirigentes estão conseguindo manter  as dívidas da empresa sob controle e quais os planos de expansão e etc, bem como o acompanhamento dos resultados e dos balanços financeiros.

2) Escolha empresas que possuam perspectiva de longo prazo.

O próximo ponto analisado é a perspectiva de longo prazo. Se esta empresa tem negócios consistentes e duráveis, produtos não cíclicos que sejam blindados no decorrer do tempo. Buffet procura identificar se existe continuidade, isto é, se trata-se de um produto perene, ou se este produto corre o risco de ficar obsoleto em pouco tempo. Se o risco de se tornar obsoleto é alto, não se trata de uma boa opção de investimento. De forma que o longo prazo é um “bom aliado” na análise de Warren Buffet. 

3) Prefira ações estáveis com crescimento constante e que paguem proventos constantes.

Warren Buffet orienta a olhar a métrica empresarial dos últimos 10 anos e identificar o padrão crescente e consistente dos negócios desta empresa. Se este critério for satisfeito, as chances de perda são praticamente irrisórias no médio e longo prazo. Outro elemento é a análise do histórico de pagamento de dividendos. O histórico crescente de distribuição de proventos, demonstra lucros constantes e crescentes, característica importante para um investimento consistente.

4) Invista em ações com preço justo atraente. Relação entre Preço e Valor Patrimonial atrativos

Um dos indicadores fundamentalistas interessantes para identificar o “preço justo” é o P/VPL (O Preço em relação ao valor patrimonial) Se o P/VPL estiver abaixo de 1,5 o preço é considerado “justo”, abaixo de 1, o a Ação está “barata”, e acima de 2 a ação passa a estar cara.
Esta análise pode parecer superficial e realmente necessita de uma reflexão mais aprofundada, pois nem todas as ações podem ser analisadas friamente pela relação P/VPL. Para informações sobre indicadores fundamentalistas, iremos escrever em breve outro artigo, porém se você quiser se adiantar, verifique no site a seguir: Entenda os Indicadores Fundamentalistas

Com estas dicas, Warren Buffet se tornou o homem mais rico do mundo, e permaneceu nesta posição por muito tempo. Atualmente, seguindo a revista Forbs, ele se encontra na quarta ou quinta posição (não que isso seja um problema 🙂 )

Nós ainda indicamos o seguinte. Durante o tempo de acumulação de patrimônio, você terá que REINVESTIR seus dividendos e diversificar alocando os ativos em uma carteira multi-setorial e também em fundos imobiliários e quem sabe ETFs.

Observe os outros posts deste site, aproveite para conhecer os infoprodutos que estão a disposição.

Gostou do artigo ? Compartilhe nas redes sociais !!!! Deixe seu comentário abaixo.

$uce$$o a todos,
Tiago Lacerda
mediador@gmail.com

 

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11