Os 10 Grandes Erros do Investidor Iniciante na Bolsa (e como evitá-los)

Investidor Iniciante

Os 10 Grandes Erros do Investidor Iniciante na Bolsa (e como evitá-los)

Você sabe quais os grandes erros que todo o Investidor deve evitar ? Leia cuidadosamente cada um deles, e procure se posicionar de forma correta em seus investimentos. Isto irá minimizar o risco ao máximo.

Para se transitar de “investidor iniciante” para “Investidor Consistente”, estas questões fazem parte da experiência.
 
 
1 – Pressa de ganhar dinheiro
 
Pressa para ganhar dinheiro - Aprenda Investimentos
Pressa para ganhar dinheiro – Aprenda Investimentos
Esse é um dos pontos iniciais que “pegam” desprevenidos muitos estudantes do mercado financeiro.
 
A pressa pode fazer o estudante se expor ao risco desnecessariamente, optando por operações de negociação em curto prazo, com alavancagem ou ferramentas para potencializar os ganhos, o que potencializa também o risco de perder se esta manobra sair errado.
 
O ideal é que o estudante comece conhecendo o mercado e inicie suas aplicações com pouco dinheiro, para ir ganhando segurança nas técnicas ensinadas. Opte por operações de Longo Prazo, visando a Construção Patrimonial Consistente.
 
A ideia de uma Carteira Previdenciária (para a Aposentadoria) deve estar sempre em primeiro lugar e deve ser foco deste investidor iniciante, até que este consiga uma base patrimonial sólida que renda dividendos suficientes para que este possa VIVER DE RENDA.
 
Após esta Conquista, a tão sonhada Independência Financeira virá de forma natural. O investidor não precisará trabalhar profissionalmente de forma tradicional para garantir rendimentos por salário, se assim quiser.
 
Então ele pode utilizar parte de seus rendimentos para outras modalidades de operação, que envolvam mais riscos e possibilitem ganhos mais expressivos. No entanto a base é não se expor ao risco desnecessariamente.
 
 
2 – Excesso de otimismo
 
O otimismo é disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo.
 
Excesso de Otimismo - Aprenda Investimentos
Excesso de Otimismo – Aprenda Investimentos
Não há nada errado em sermos otimistas, especialmente se este otimismo está embasado no desenvolvimento de habilidades que geram auto-confiança.
 
Porém, o excesso disso é prejudicial e faz com que o investidor estudante não se atenha com cuidado aos critérios de análise, delegando a “pura sorte” o resultado de suas operações.
 
O Investidor Consistente não delega a “sorte”, não se trata de ter fé ou esperar o desfecho favorável por simplesmente “se dar bem” no mercado, muito pelo contrário, este investidor analisa com critérios bem definidos o que lhe traz certeza e diminuição máxima do risco.
 
As operações de um Investidor Consistente são sempre baseadas em critérios e posicionamento societário, onde este investidor conhece a empresa ou empreendimento da qual está se associando.
 
Quando há consistência e critérios não há necessidade de sorte, pois os resultados positivos serão matematicamente previstos e as metas alcançadas.
 
 
3 – Se preocupar somente com o curto prazo
 
Um aspecto interessante do Investidor Consistente é “usar o tempo ao seu favor”. A
Curto Prazo ? - Aprenda Investimentos
Curto Prazo ? – Aprenda Investimentos
perspectiva de médio e longo prazo, enquadra-se melhor no perfil consistente de investimentos, onde este investidor não está preocupado com a negociação (trading) imediata, mas sim com a Sociedade que realiza.
 
Este investidor se preocupa com as informações mercadológicas da empresa ou do empreendimento imobiliário da qual se associou, não focando ao preço de forma primária, mas sim ao potencial de rentabilidade que esta sociedade pode lhe conferir no decorrer do tempo.
 
Portanto, o curto prazo, além de ser irrelevante para este tipo de investidor, só trabalha com operações de alto risco, princípios estes que são evitados pelo Investidor Consistente.
 
 
4 – Falta de disciplina
 
Denomina-se disciplina à qualidade de seguir com firmeza apesar das circunstâncias adversas.
 
O termo pode ser aplicado a vários campos, sempre se referindo a um tipo de
Disciplina - Aprenda Investimentos
Disciplina – Aprenda Investimentos
atitude no que se diz respeito ao seguimento de um plano ou agenda.
 
A disciplina é de grande importância em várias circunstâncias da existência, à medida que garante a execução de metas e objetivos.
 
Assim, por exemplo, é possível referir-se à disciplina no seguimento de uma dieta, para trabalhar, para estudar, etc.
 
Quando falta disciplina é normal que os projetos fracassem por falta de controle e persistência em sua execução.
 
No caso do mercado financeiro, a falta de disciplina se dá quando o investidor abandona os CRITÉRIOS de análise, ou ainda abandona o acompanhamento, das empresas das quais se associou.
 
5 – Comprar e Vender muitas ações
 
Investidor Consistente não precifica e portanto não foca na negociação de curto prazo.
Compra e Venda - Aprenda Investimentos
Compra e Venda – Aprenda Investimentos
A Compra e Venda deve ocorrer mediante um critério sólido.
 
Portanto, este investidor tem como objetivo construção e acumulação patrimonial consistente.
 
Em outras palavras ele não irá VENDER ações escolhidas com critérios, se estes critérios se mantiverem intactos.
 
Quando uma sociedade (a partir da aquisição de ações) se mantém vantajosa para este Investidor, ele se mantém sócio, independente do preço desta ação. Isto faz com que ele evite ficar vendendo e recomprando sem necessidade eminente.
 
Diferente de um Trader, o Investidor Consistente não está interessado em ganhar na diferença do preço entre a compra e a venda de uma ação, mas sim opta por ganhar a médio e longo prazo a partir da Rentabilidade que esta sociedade lhe trás.
 
 
6 – Excesso de informação
 
De acordo com estudos realizados por Martin Hilbert e Priscila López, da Universidade do Sul da Califórnia, a edição de domingo
Excesso de Informações - Aprenda Investimentos
Excesso de Informações – Aprenda Investimentos
do jornal The New York Times contém mais informações do que um inglês médio teria em toda a sua vida no século XVIII.
 
Esse maior acesso à informação pode ser positivo em muitos aspectos, mas cada dia fica mais evidente que é preciso saber lidar com esse turbilhão de dados para que não tenhamos problemas com isso.
 
No mundo financeiro, muitas vezes esta tamanha variedade de informações, chegam de forma contraditória, confundindo a mente e a linha de raciocínio dos investidores.
 
É preciso se conscientizar que não é a quantidade de informações que é importante, mas sim a QUALIDADE da informação estudada.
 
Uma máxima no mundo financeiro, em relação a informação nos diz: 
Menos é mais… (no que se refere a informação  de qualidade).
O que isso significa, que a informação simples, direta, e VERDADEIRA, pode ser suficiente para tomarmos decisões fundamentais, não precisamos de excessos.
 
Ao invés de perder tempo, FILTRE as informações compreendendo o que é essencial para você e evite o excesso.
 
 
7 – Gastar ao invés de reinvestir parte dos dividendos
 
Este é um outro erro fatal do iniciante. A consistência no investimento faz o investidor optar
Não Gaste seus Dividendos - Aprenda Investimentos
Não Gaste seus Dividendos – Aprenda Investimentos
por excelentes pagadoras de dividendos e renda.
 
Isto significa que a medida que a carteira de investimentos, isto é, o patrimônio alocado em Ações e Fundos Imobiliários se desenvolve, maior é a RENDA (dividendos, juros sobre capital próprio, rendimentos, distribuições, etc).
 
Porém, especialmente no início do processo, o investidor PRECISA reinvestir 100% desta RENDA, até alcançar um nível onde esta renda somente, seja suficiente para pagar todas as suas despesas pessoais.
 
A partir daí sim, ele pode começar a usufruir de PARTE destes rendimentos, sempre a partir de uma base percentual.
 
Isto é, ele mantém 50% dos rendimentos em conta para REINVESTÍ-LOS e saca os outros 50% para seu uso pessoal, ou alguma outra composição percentual que ele queira fazer. Mas SEMPRE ele deixará parte destes rendimentos na conta para REINVESTÍ-LOS.
 
Em outras palavras, o REINVESTIMENTO SEMPRE ACOMPANHARÁ a vida deste investidor. É a técnica que garantirá o crescimento patrimonial constante e indefinido, que no fim de sua vida pode ser até uma herança para sua família.
 
Então, gastar os rendimentos, especialmente no início é um erro. É preciso dar tempo para a maturação deste patrimônio poder chegar a um nível de consistência tal, que todas as despesas deste investidor possam ser pagas pela renda que ele ganha.
 
Isso é, basicamente, o conceito de Independência Financeira, onde a RENDA cobre todos os custos deste investidor. Este é o objetivo principal!
 
 
8 – Comprar na alta e vender na baixa
 
Este erro ocorre especialmente com Traders, porém também ocorre em alguns investidores iniciantes que se propõe a obter consistência patrimonial, especialmente quando se deparam
Não se apavore - Aprenda Investimentos
Não se apavore – Aprenda Investimentos
com uma caída de preço. Isto mesmo, com a queda na precificação.
 
Quando não há preparação emocional, este investidor se apavora e resolve vender sua posição societária, acreditando que esta empresa está perdida.
 
Por isso qualquer venda, dentro de um parâmetro de consistência societária, só pode ser justificada se houver ANÁLISE FUNDAMENTAL e for constatado a perda de fundamentos.
 
Caso a empresa mantenha seus fundamentos e critérios, mesmo que o preço caia, este investidor calmamente segura sua posição e inclusive COMPRA MAIS desta ação, pois sabe que a baixa no preço representa oportunidade para aumentar sua posição nesta empresa.
 
A falta de capacitação e conhecimento, combinado a um nervosismo natural, sem controle, pode fazer este estudante ou investidor iniciante cometer erros.
 
 
9 – Diversificar demais (ou de menos)
 
Diversificação é natural e necessária, porém deve ser feita no devido tempo e progresso, a
Diversificação - Aprenda Investimentos
Diversificação – Aprenda Investimentos
medida que este investidor estuda e chega a conclusões sobre empresas sólidas do mercado, que merecem sociedade.
 
Isto é, este investidor vai ANALISANDO a partir de critérios definidos, quais empresas são boas para se associar e assim decide investir, comprando ações ou fundos imobiliários.
 
A diversificação não deve ser uma regra “cega”, isto é, não existe “receita” que indique QUANTAS empresas são necessárias. Existe uma máxima do mercado que diz:

Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta…”

Isto significa que investir APENAS em uma única empresa ou segmento , não é indicado, pois há sempre um risco atrelado ao processo, mas por outro lado, existe também a máxima de Warren Buffet que diz:

Diversificação é uma proteção contra a ignorância, e não tem sentido quando alguém sabe o que está fazendo.” (Warren Buffet)

O equilíbrio entre estes dois pressupostos é essencial. Concluindo então, você irá IDENTIFICAR as melhores oportunidades e INVESTIR, o que NATURALMENTE irá gerar uma carteira diversificada, com EXCELENTES EMPRESAS CONSISTENTES, PAGADORAS DE DIVIDENDOS, de negócios duradouros e BLINDADOS contra a crise.

10 – Excesso de ganância
 
A Ganância é um erro comum na maioria dos seres humanos. Eu gostaria de deixar claro que aqui não estou realizando julgamentos ou tendo pré-conceitos com qualquer aspecto
Não se deixe levar pela Ganância - Aprenda Investimentos
Não se deixe levar pela Ganância – Aprenda Investimentos
psicológico.
 
Você quer ganhar mais, não tem problema, a questão é: AJA COM CONSCIÊNCIA, isto é, planeje, projete, e invista consistentemente.
 
Optar por modalidades agressivas e a exposição ao risco, pelo simples fato de “JOGAR COM A SORTE”, fará de você um trader e não um investidor. Aliás, UM TRADER POBRE.
 
Se você quer enriquecer, primeiramente compreenda o que é riqueza e o que é consistência patrimonial em investimentos. Assim, a ganância será subjugada ao controle da sua consciência e você enriquecerá de forma constante, contínua e consistente.
 
Usando o TEMPO ao seu favor e controlando o imediatismo e o desejo de consumo.
 
Você precisa evitar estes 10 erros e com este trabalho, você será muito mais efetivo. Sua compreensão será ampliada dia a dia e você terá resultados muito mais amplos no decorrer do seu processo.      

 Um Grande Abraço e Suce$$o!

Tiago Lacerda
tiago@aprendainvestimentos.com

Comentários no Facebook

Termos de uso | Políticas de Privacidade

Desenvolvido por hashes – CNPJ: 37.197.780/0001-11